jul 19

Energia eólica registra recorde de geração instantânea durante temporada de ventos altos no Nordeste, aponta ONS

O Nordeste brasileiro possui forte potencial de produção de energia eólica e, durante a temporada anual de ventos altos na região, esse segmento registrou recorde de geração instantânea, de acordo com os dados levantados pelo ONS.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou na última sexta-feira, (15/07), os dados sobre a produção de energia no território nacional nas últimas semanas e anunciou que a energia eólica registrou recorde de geração instantânea no Nordeste brasileiro. O recorde aconteceu durante a temporada de ventos altos, que acontece anualmente e possibilita que as empresas produtoras do recurso aproveitem o alto potencial de produção para expandir a geração elétrica utilizando a fonte eólica.

Dados do ONS mostram que energia eólica registrou recorde de geração instantânea no mês de julho no Nordeste, impulsionada pela temporada de ventos altos

O Nordeste continua a reafirmar a sua presença no cenário nacional no ramo da produção de energias renováveis, em razão da posição geográfica favorável a essa geração. Isso, pois, a temporada de ventos altos na região possibilitou que a energia eólica alcançasse um novo pico de geração instantânea neste mês de julho e chegasse a um recorde.

Esses dados foram liberados nesta última sexta-feira pelo ONS, que ressaltou a importância desse período para a produção do recurso. Dessa forma, o ONS anunciou que a energia eólica foi responsável por produzir 14.167 MW de energia no último dia 8, no modelo de geração instantânea do recurso.

A fins de comparação quanto à relevância desse número, essa quantidade total poderia abastecer toda a região do Nordeste do país, e ainda haveria um excedente de 23,2% da energia gerada. Assim, os grandes resultados na geração instantânea de energia na região reforçam a relevância  do Nordeste no segmento energético e a necessidade de novos investimentos para o aproveitamento desses recursos.

A temporada de ventos altos é um fenômeno que acontece todos os anos na região nordestina do Brasil e impulsiona a produção de energia eólica. Isso, pois, durante os meses de inverno, entre julho e outubro, os estados nordestinos percebem um aumento da qualidade e intensidade dos ventos, em virtude das correntes marítimas.

Assim, os empreendimentos de produção de energia eólica aproveitam o momento para voltar seus esforços às melhorias no processo produtivo, a fim de garantir os mais altos picos de geração instantânea  de energia, como foi visto nesse mês de julho.

Geração instantânea de energia eólica garante bons resultados nesta semana e é acompanhada da energia solar, que também conseguiu se destacar no país

O mês de julho iniciou já bastante produtivo e, principalmente, lucrativo para as empresas de produção de energia renovável no Brasil, sobretudo as que estão localizadas na região Nordeste do país, em razão da temporada de ventos altos.

Além dos grandes resultados na geração instantânea de energia eólica no último dia 8, o ONS ainda revelou que a energia solar também conseguiu se destacar fortemente nesta última semana em todo o território nacional.

Isso, pois, durante esta última terça-feira (12), às 10h28, foi registrada a geração instantânea de 2.963 MW, montante equivalente a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste daquele minuto. A energia solar faz parte do grande potencial produtivo de energia na região e esse número ressaltou a relevância do segmento na lucratividade do estado.

Saiba mais sobre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

O ONS, ou Operador Nacional do Sistema Elétrico é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) em todo o território nacional.

Dessa forma, o órgão executa uma série de estudos e atribuições legais em todo o país para garantir o bom gerenciamento da produção de energia elétrica, com foco também no ramo das energias renováveis.

FONTE: https://clickpetroleoegas.com.br/energia-eolica-registra-recorde-de-geracao-instantanea-durante-temporada-de-ventos-altos-no-nordeste-aponta-ons/