Empresa usa drones para realizar manutenções e evitar falhas no fornecimento de energia elétrica

A concessionária Equatorial Maranhão está adotando o uso da tecnologia para otimizar os seus resultados.

Equatorial Maranhão, para agilizar e aprimorar os resultados das equipes de manutenção de redes de alta tensão, está utilizando drones para auxiliar em demandas fundamentais. O intuito é usar a visão proporcionada pelas câmeras dos equipamentos, que oferecem ângulos importantes que facilitam a obtenção das evidências de eventuais problemas nas instalações — além de ser uma forma segura e rápida para cobrir distâncias maiores com praticidade.

“O INTUITO É USAR A VISÃO DAS CÂMERAS DOS DRONES, QUE OFERECEM ÂNGULOS QUE FACILITAM A OBTENÇÃO DAS EVIDÊNCIAS DE EVENTUAIS PROBLEMAS NAS INSTALAÇÕES.”

A concessionária atende mais de 2 milhões e meio de clientes no estado. Os investimentos em inovações tecnológicas estão sendo implementados para que todos os profissionais possam exercer as suas funções com mais eficiência. Investimentos como este não são exclusividade da companhia do Maranhão. Em todo Brasil, mais companhias estão aderindo técnicas similares, que impulsionam os resultados desejados.

Drones são aliados dos profissionais do segmento de manutenção

Interrupções de energia elétrica afetam severamente milhões de cidadãos. Desde a interrupção de eletrodomésticos, até ao cancelamento de atividades essenciais para a sociedade. Câmeras, como as dos drones, podem ser usadas para entretenimento, mas também são aliadas fundamentais em setores que demandam precisão e produtividade. Carlos César Silva, Executivo de Manutenção de Alta Tensão da Equatorial Maranhão, afirma:

“O uso de drones traz maior eficiência nas atividades de inspeção minuciosa de linhas de distribuição de alta tensão, o que permite que possamos identificar e corrigir defeitos antes mesmo que evoluam para uma falta que poderia causar desligamento simultâneo de milhares de clientes. Além disso, outro benefício é que com o drone, o profissional não precisa escalar estruturas de difícil acesso, de forma que o mesmo não se expõe a riscos de choques ou de arco elétrico. Assim, a atividade é realizada de forma mais segura.”

“ALÉM DISSO, COM O DRONE, O PROFISSIONAL NÃO PRECISA ESCALAR ESTRUTURAS DE DIFÍCIL ACESSO, DE FORMA QUE O MESMO NÃO SE EXPÕE A RISCOS DE CHOQUES OU DE ARCO ELÉTRICO.”

Ou seja: para diversas tarefas, como na inspeção ou mesmo na identificação de componentes defeituosos, as máquinas são investimentos valiosos que, além de economizarem recursos, podem preservar a integridade física dos profissionais.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/29474/empresa-usa-drones-para-realizar-manutencoes-e-evitar-falhas-no-fornecimento-de-energia-eletrica