set 27

Empresa promete carro elétrico com autonomia de até 1600 quilômetros

Aptera espera arrecadar fundos para lançar o veículo movido a eletricidade ‘mais eficiente do mundo’ em 2022

A Aptera está em busca de financiamento para construir o carro elétrico mais eficiente do mundo, com autossuficiência de 1600 quilômetros. O veículo possuirá uma gama de baterias de 40 a 100kWh, que, feita a conversão para combustível, equivale a 0,7 litro a cada 100 quilômetros. A expectativa da empresa é de lançar o modelo em 2022, caso consiga arrecadar fundos suficientes.

O projeto inicial surgiu há dez anos, e possuía diferenças em relação ao atual. Na época, a empresa trabalhava para criar um veículo com autonomia de 160 quilômetros por poucos cêntimos de eletricidade. A Aptera, no entanto, faliu em 2011, após duas tentativas frustradas de lançar um carro futurista movido a eletricidade. Depois de uma década, o projeto evoluiu e agora possui autonomia dez vezes superior ao seu protótipo original.

Atualmente, o carro elétrico mais eficiente do mundo possui autosuficiência de 600 quilômetros, menos da metade do que é prometido pela Aptera em seu novo modelo. “O que me surpreende é que nenhuma empresa aceitou o desafio: quão eficiente pode um carro ser?”, questionou o cofundador da Aptera Chris Anthony, em entrevista ao site IEE Spectrum.

FONTE: OLHAR DIGITAL