Empresa planeja construir turbina de energia eólica da altura da Torre Eiffel

Chinesa Ming Yang Smart espera construir equipamento de mais de 300 m de altura entre 2024 e 2025.

A empresa chinesa Ming Yang Smart Energy anunciou nesta quarta-feira (18) que planeja construir uma turbina de energia eólica que pode ter cerca de 330 m de altura, o tamanho da Torre Eiffel, em Paris.

O equipamento forneceria 22 MW (megawatts) de energia e o diâmetro do rotor teria mais de 310 m de altura, de acordo com um porta-voz da companhia. Como a estrutura da turbina precisa ser colocada em uma altura suficiente para garantir que as pás não mergulhem na água, ela pode alcançar cerca de 330 m de altura.

Pás mais longas capturam mais vento e geram mais energia. Turbinas maiores geralmente reduzem os custos para os desenvolvedores de energia eólica, exigindo menos instalações para a mesma capacidade.

A Ming Yang planeja construir a primeira turbina entre 2024 e 2025. Em janeiro, a empresa havia revelado planos para uma turbina de 18 megawatts e 140 m de diâmetro, que na época era a maior do mundo.

A companhia chinesa também revelou sua maior turbina eólica em terra nesta semana, com capacidade de 11 megawatts e pás que podem cobrir a área de seis campos de futebol.

As turbinas em terra estão começando a ficar muito grandes para alguns mercados, devido a restrições de licenciamento e logística, de acordo com a BloombergNEF.

FONTE:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/10/empresa-planeja-construir-turbina-de-energia-eolica-da-altura-da-torre-eiffel.shtml