dez 04

Empresa mineira aposta em nuvem e projeta redução de custos em 35%

Desafio de inovação incluía utilizar novas tecnologias disponíveis no mercado

Grupo Tracbel, empresa mineira com mais de 50 anos de experiência e eleita pela Revista Exame a melhor revenda de máquinas e insumos do Brasil, conta com a parceria da SGA Tecnologia Inteligente na construção e implantação do Projeto de Jornada para a Nuvem.

Fundado em 1967, o grupo sediado na cidade de Contagem, em Minas Gerais, representa hoje marcas importantes como: Volvo Construction Equipment, Volvo Caminhões e ônibus, Volvo Penta, Massey Ferguson, Metso, Tigercat, e Michelin Earthmover.

Segundo Bruno Hostalacio, CIO do Grupo Tracbel, a empresa passa por um momento de crescimento fazendo aquisições, expandindo a região de atuação, a linha de produtos e, ao mesmo tempo passa por um período de ajuste da estrutura de custo.

Tecnologia como ferramenta para inovação

Nos novos objetivos reconheceram como principais desafios preparar o grupo para a utilização das novas tecnologias disponíveis no mercado e calcular como afetariam o modo de fazer negócios e atender os clientes.

Diante disso e com apoio da SGA, iniciaram o processo de avaliação da Jornada para a nuvem para que pudessem alcançar o melhor resultado possível nesse desafio e nesse projeto.

Jornada para a nuvem

A primeira etapa do projeto foi identificar todos os serviços, todas as aplicações hospedadas nos datacenters internos e de terceiros do Grupo. E assim estruturar um projeto técnico de arquitetura em nuvem utilizada para hospedagem desses serviços e dessas aplicações.

O projeto cobre todas as plataformas e sistemas utilizados atualmente pela Tracbel sendo que os principais sistemas são os sistemas fornecidos pela SAP. Dentro do escopo desse projeto, estão fazendo a migração pra Cloud da Microsoft, para o Azure, do SAP ECC, do SAP CRM, do SAP PO, do SAP PI, do SAP BW, do SAP BO, do Service Manager, além de outras plataformas e outros sistemas SAP assim como outros sistemas legados e sistemas satélites que dão apoio ao SAP.

Retorno do ponto de vista econômico e financeiro

Uma vez concluído o trabalho técnico, foi realizado um trabalho muito criterioso do ponto de vista econômico e financeiro com intuito de aproveitar da melhor maneira possível todas as alternativas e recursos proporcionados pela tecnologia em nuvem da Microsoft onde, com apoio da equipe da SGA, foi possível adequar as necessidades, o projeto e os serviços disponíveis às necessidades da empresa.

Após realizarem um estudo de rentabilidade e um estudo de retorno com investimento nesse projeto, “foi possível projetar um retorno de 23% sobre o investimento realizado no projeto nos próximos 3 anos”, afirma Bruno.

Benefícios

“É importante destacar a relevância de um bom estudo e de um bom projeto antes de uma iniciativa efetiva de migração para a nuvem.”, recomenda o CIO, Bruno Hostalacio.

“Conseguimos atender aos requisitos de negócio de agilidade, flexibilidade, principalmente de preparação da empresa para os novos desafios de crescimento e melhoria continua na qualidade do atendimento e no suporte prestado pelo grupo Tracbel aos seus clientes.”

“Com apoio da SGA nós podemos fazer essa avaliação e entender que o projeto em questão permitirá ao grupo uma redução de custos da ordem de 35% sobre o custo atual exatamente em cima dos mesmos serviços. Em cima de todos os serviços de datacenter, de administração de sistemas operacionais, de administração dos sistemas de bancos de dados e de administração de sistemas SAP bases.”, ressalta o CIO.

FONTE: IT FORUM 360