Empresa israelense cultiva carne em laboratório no espaço

A Aleph Farms realizou o feito na Estação Espacial Internacional, a quase 400 km de distância da Terra

A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, ONDE CARNE BOVINA FOI CULTIVADA EM LABORATÓRIO PELA PRIMEIRA VEZ FORA DA TERRA (FOTO: GETTY IMAGES)

Pela primeira vez na história, carne bovina foi cultivada em um laboratório fora da terra. A Aleph Farmsstartup israelense, anunciou que conseguiu o feito em 26 de setembro. O experimento foi feito na ala russa da Estação Espacial Internacional, a 399 km da Terra.

O processo foi feito trazendo células bovinas da Terra. Na Estação Espacial, uma bioimpressora 3D guiou as células para formarem tecido muscular. A bioimpressora imita o processo de regeneração muscular da vaca, possibilitando a formação dos tecidos.

No futuro, espera-se usar essa técnica para cultivar carne para astronautas que estiverem em missões espaciais.

“Nós estamos provando que carne cultivada em laboratório pode ser produzida em qualquer lugar, a qualquer hora, em quaisquer condições,” disse Didier Toubia, co-fundador e CEO da Aleph Farms. “Podemos potencialmente providenciar uma solução para produzir comida no momento exato em que a população necessita.”

Porém, ainda há limites para a tecnologia da empresa. “No espaço, não temos 10 mil ou 15 mil litros de água para produzir 1 kg de bife,” avisou Toubia.

Em dezembro de 2018, a Aleph Farms anunciou que havia conseguido cultivar bife em um laboratório na Terra. Em maio, a startup conseguiu arrecadar US$ 11,65 milhões para investir em pesquisa e desenvolvimento de carne de laboratório.

A produção de carne sem abate é um ponto de interesse no agronegócio. A Beyond Meat, produtora de carne vegetal, por exemplo, já alcançou um valor de mercado avaliado em US$9,9 bilhões.

FONTE: ÉPOCA