Empresa do bilionário Elon Musk terá centro de inovação no Brasil

 

Empresa desenvolve o protótipo de um trem magnético que deve atingir a velocidade de 1,2 mil km/h dentro de um tubo a vácuo (crédito: divulgação / Hyperloop Transportation Techonologies)

Hyperloop Transportation Technologies vai instalar em Contagem (MG) seu novo centro de pesquisa de meios de transporte com velocidade de até 1,2 mil km/h.

A Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinou um acordo com a empresa norte-americana Hyperloop Transportation Technologies para a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento de transportes de alta velocidade, em Contagem (MG).

De acordo com o CEO da Hyperloop TT, Bipob Gresta, os transportes por tubo podem atingir 1,2 mil km/h e movimentam-se em plataformas elevadas. A tecnologia envolve, ainda, bombas a vácuo para retirar quase todo o ar dos tubos, levitação magnética e nenhuma possibilidade de atrito com o ar, permitindo que os veículos de carga e de passageiros se movimentem com maior rapidez e sem gastar muita energia.

“É uma tecnologia de ponta que poderá revolucionar todo o transporte de pessoas e de cargas no nosso País”, disse o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Miguel Antônio Nery. Durante a cerimônia, Marcos Jorge de Lima, ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços, mostrou-se otimista com a oportunidade. “Isso coloca o país no mapa de desenvolvimento de soluções de ponta em transporte e logística”, comentou.

A Hyperloop TT é um dos empreendimentos do bilionário da tecnologia Elon Musk. No último mês de março, a SpaceX – uma das mais conhecidas de suas empresas – desenvolveu e lançou com sucesso um dos foguetes mais poderosos da atualidade, o Falcon Heavy.

FONTE: AECWEB