Empresa de comércio japonesa agora apoia plataforma Blockchain para energia eólica e solar

A Marubeni Corp., uma importante empresa japonesa de comércio, a sōgō shōsha, está agora apoiando uma plataforma de negociação de energia baseada em blockchain.

De acordo com um relatório da Reuters , Marubeni emitiu um empréstimo para o WePower, um projeto blockchain baseado na Lituânia. Segundo a Reuters, o tamanho da participação da Marubeni na WePower após a conversão do empréstimo ainda está por ser determinado.

A WePower desenvolveu uma plataforma que permite que empresas de pequeno e médio porte comprem energia com mais facilidade especificamente de fontes baseadas em energia eólica e solar por meio de contratos de compra de energia digital padronizados.

A plataforma pretende liberar dezenas de bilhões de dólares em geração de energia para projetos menores no mercado de eletricidade da Austrália, que, segundo a Reuters, está ficando sem grandes consumidores de energia que comprarão grandes quantidades por longos períodos de tempo.

A plataforma baseada em blockchain supostamente permite tempos de negociação de contrato mais rápidos e oferece mais flexibilidade. O CEO da WePower, Nikolaj Martynuik, disse à Reuters: “O único ponto de discussão, então, através da plataforma, é o preço. Isso tira muito da complexidade. ”

Em fevereiro de 2018, a WePower captou US$ 40 milhões em um dia através de sua oferta inicial de moeda (ICO). Em um anúncio, a empresa disse que sua plataforma permite que produtores de energia solar e eólica levantem capital para projetos vendendo energia de projetos futuros na forma de fichas.

A Marubeni já investiu em projetos de energia baseados em blockchain. Em fevereiro de 2019, a firma fez  uma parceria com uma startup blockchain baseada em Nova York para usar a tecnologia em seus negócios de energia.

FONTE: COINTELEGRAPH