Empresa cria vaso que “traduz” as emoções da planta

O Lua tem sensores internos capazes de medir umidade, iluminação e temperatura

Você é do tipo que mata todas as suas plantas sem querer? Pois esta empresa de Luxemburgo quer mudar isso. A startup Mu Design criou um vaso inteligente capaz de “traduzir” as emoções de sua plantinha. Dessa forma, você saberá quando ela está com sede, recebendo pouca luz ou precisando de uma sombrinha.

O Lua é um vaso com sensores internos que medem umidade, iluminação e temperatura. A partir desses dados, o software do vaso analisa as informações de acordo com a espécie de planta colocada no vaso e indica, por meio de uma tela de LED, como o vegetal está “se sentindo”.

 A plantinha pode demonstrar sede, calor, frio, enjoo (devido ao excesso de água), entre outras emoções mais peculiares. Em uma delas, por exemplo, seu vaso fica com o rosto de um vampiro para dizer que falta luz àquela planta.
As diferentes “emoções” do Lua. (Foto: Divulgação)

Além das animações específicas, o Lua tem um sensor de movimentos para detectar quando você caminha pela sala. Se ninguém está andando na frente dele, sua planta adormecerá ou ficará entediada.

Todas informações analisadas pelos sensores do aparelho são enviados para um aplicativo, para você ter controle sobre quais são as reais necessidades da planta.

O projeto ainda encontra-se em campanha de crowdfunding no site “Indiegogo“. O objetivo é alcançar um total de R$ 126 mil. A iniciativa já conquistou quase 70% do valor e, se chegar ao final de sua meta a tempo, poderá começar a enviar os vasos em dezembro de 2019.

FONTE: PEGN