abr 05

Empresa cria pequena hidroturbina que gera energia elétrica para uma residência inteira

A empresa belga Turbulent criou uma pequena hidroturbina, capaz de gerar energia elétrica para uma residência inteira.

A tecnologia é chamada de Turbina Vortex, e gera 100% de eletricidade limpa independente do horário (dia ou noite), ideal para áreas rurais ou regiões que não contam com energia elétrica.

Atualmente as instalações da tecnologia estão em andamento em alguns países, como as Filipinas, Taiwan, Suriname, Portugal, França, Chile, Estônia e também na Indonésia.

A Turbulent também está em negociações de parcerias de distribuição de desenvolvimento nas regiões do Sudeste Asiático.

Como funciona a pequena hidroturbina?

Um pedaço de terra deve ser escavado na lateral de uma vala, onde parte da água é desviada para a hidroturbina, que cria um redemoinho para acelerar a força da água.

No centro desse redemoinho, há o gerador que irá converter essa força em eletricidade, para então a água sair do vórtice e voltar para a vala.

O menor modelo da pequena hidroturbina pode gerar uma potência de 5 a 70 kW, gerando até oito vezes mais eletricidade que um painel solar, por exemplo e gerando energia para até 200 casas.

Além disso, o maior modelo chega a 200 kW, utilizado para abastecer pequenas comunidades ou aldeias, fornecendo energia para até 1.750 residências.

Também é possível instalar mais de uma microhidrelétrica em um mesmo local, sendo ideal em rios, canais ou em riachos.

Para que a pequena hidroturbina funciona, somente é necessário uma diferença de altura de apenas 1,5 a 5 metros.

Benefícios da tecnologia

Há um custo baixo e também uma baixa manutenção ao utilizar a tecnologia, mas seu principal benefício é a geração de energia em qualquer horário.

Normalmente, a tecnologia hidrelétrica causa diversos danos aos peixes, que entram na estrutura hidrelétrica e acabam se machucando, ferindo pele, perdendo escamas e diversos outros problemas.

A morte dos peixes se dá pela alta velocidade de rotação, mudanças de pressão e também de força.

Entretanto, a instação da empresa belga é amigável aos peixes, pois possuem lâmicas curvas e também baixas rotações por minuto.

Outro grande benefício está em atender regiões de maiores extensões sem ser preciso construir uma barragem, sem contar que as turbinas da empresa são mais baratas, mais rápidas e também contam com um baixo impacto ambiental.

De acordo com a empresa, a pequena hidroturbina é uma opção de fonte de energia renovável para escolas, hospitais e também para infraestruturas públicas.

FONTE: https://engenhariahoje.com/sustentabilidade/empresa-cria-pequena-hidroturbina-que-gera-energia-eletrica-para-uma-residencia-inteira/?fbclid=IwAR1T9YWalac2oZKuPrZ3LWiSc3_ETw51IeaVcp1OGiB542RNwOesuF0X68c