EMPRESA CRIA DISPOSITIVO QUE IDENTIFICA SE MATERIAL É RECICLÁVEL

O R.I.D. usa tecnologia de infravermelho para identificar qual a composição do objeto

O R.I.D. foi desenvolvido pela Cohda (Foto: Divulgação)

Uma das maiores dificuldades para quem deseja reciclar as embalagens que consome é saber se o produto pode ser reaproveitado – nem todo produto de papel, plástico, meta ou vidro é reciclável. Além disso, saber do que exatamente é feita uma embalagem não é algo óbvio: elas podem ser feitas de uma mistura de diversos materiais, o que inclusive dificulta que as pessoas façam a coleta seletiva corretamente.

Outro problema é que muitas empresas de reciclagem gastam muito tempo separando os materiais dentro desses aterros.

Ao mesmo tempo, outros negócios tentam achar uma solução para esse problema.

O dispositivo não precisa de internet e nem de aplicativos (Foto: Divulgação)

A empresa inglesa Cohda foi uma delas. A startup criou uma maneira de ajudar os consumidores: um aparelho que, quando apontado para o material em questão, automaticamente o classifica como reciclável ou não.

R.I.D. (“Dispositivo de identificação de reciclagem”, em tradução literal do inglês), como é chamado o aparelho, usa infravermelho para identificar o material. Cada material absorve diferentes comprimentos de onda de luz — assim, o RID diferencia cada um deles.

O objetivo da empresa é distribuir o R.I.D. com ajuda do governo (Foto: Divulgação)

Por não necessitar de aplicativos ou conexão com a internet, a startup acredita que o dispositivo poderá ser entregue para moradores de grandes cidades pelo governo.

FONTE: PEGN