EMPRESA CRIA COMPOSTEIRA AUTOMÁTICA QUE TRANSFORMA RESÍDUOS EM ADUBO EM 24 HORAS

A Zera Food Recycler promete reduzir em até dois terços o lixo orgânico produzido em uma semana

O aparelho Zera Food Recycler criado pela WLabs. (Foto: Divulgação)

A prática de atitudes sustentáveis tem se tornado cada vez mais popular não só entre pessoas como também entre os pequenos negócios. Em pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018, notou-se que 93% dos empreendimentos estão comprometidos com a sustentabilidade. No entanto, apenas 29% possuem hábitos sustentáveis planejados dentro de sua companhia.

Ou seja, ainda é difícil manter práticas constantes em favor do planeta. O motivo para isso é, muitas vezes, devido à demora e ao dinheiro necessários para realizar a empreitada.

Algumas empresas, no entanto, vêm criando novas formas de manter-se amigo do meio ambiente sem que seja preciso um grande investimento de tempo.

É o caso da WLabs, braço tecnológico da multinacional Whirpool, que acaba de criar a composteira automática Zera Food Recycler. A máquina promete reduzir o lixo orgânico em dois terços de seu montante original por meio de um processo totalmente automatizado.

Tudo isso em um processo que dura no máximo 24 horas. Após utilizar oxigênio, umidade, calor e agitação mecânica para acelerar a decomposição de uma semana de resíduos alimentares, o aparelho produz um fertilizante seco que pode ser utilizado em diversos tipos de jardins.

Zera Food Recycler (Foto: Divulgação)

É possível inserir resíduos de carne e laticínios e a empresa ainda fornece um aditivo para auxiliar na compostagem rápida dos restos alimentares feito de bicarbonato de sódio e fibra de coco.

Para funcionar, é preciso ligar o aparelho na tomada. Além disso, é possível controlá-lo remotamente pelo celular e saber mais informações sobre o Zera, como o estado do filtro e o estágio de compostagem dos resíduos.

Para comprar o aparelho, é preciso entrar no site da empresa e desembolsar US$ 1199 (R$ 4504). Lá, também é possível comprar o refil para filtro e mais pacotes de aditivos do produto.

FONTE: PEGN