jun 19

Empresa cria animação de Darth Vader em realidade virtual

Programa é fruto de uma parceria entre a ILMxLAB, a Lucasfilm e a Oculus, fabricante de óculos de realidade virtual adquirida pelo Facebook

MARK MILLER, O RESPONSÁVEL PELA VADER IMMORTAL (FOTO: ANDREA CIAFFONE)

Fãs de Star Wars, preparem-se para um encontro com Darth Vader em realidade virtual (RV) na experiência Vader Immortal. Criada pela ILMxLAB, divisão da empresa de efeitos visuais Industrial Light and Magic responsável por combinar storytelling com o que há de mais novo RV, Vader Immortal representa o próximo estágio no desenvolvimento da arte de contar histórias usando tecnologia. O programa é fruto de uma parceria entre a ILMxLAB, a Lucasfilm (dona da franquia de Star Wars), e a Oculus, fabricante de óculos de realidade virtual adquirida pelo Facebook.

“Os desafios de construir o roteiro são enormes, porque temos que desenvolver uma nova forma de contar uma história envolvendo interatividade em VR. Não é um filme, mas tem elementos de filme, não é um game, mas tem alguns elementos de game. É uma nova categoria de entretenimento”, explica Mark Miller, o responsável pelo novo projeto.

 Cada episódio – serão três – de Vader Immortal terá cerca de uma hora. O cenário será o castelo de Darth Vader, localizado no planeta vulcânico Mustafar e que aparece rapidamente no filme Rogue One. A ação se passa no período entre o Episódio 3 da Saga Star Wars original, quando Anakin Skywalker abraça o lado negro e se torna Darth Vader, e o Episódio 4, quando ele tenta impedir que os planos da Estrela da Morte cheguem à Aliança Rebelde.O primeiro episódio deve ficar pronto ainda este ano. Enquanto o lançamento oficial não acontece, a ILMxLAB divulgou um teaser de oito minutos que foi apresentado em maio, em Chicago, para os fãs da saga e que fez seu “debut” nas instalações do Facebook na praia durante o segundo dia do 66º Cannes Lions Festival.

A experiência impressiona. A máscara 3D, da Oculus, tem som acoplado à faixa que a prende à cabeça do usuário, que tem nas mãos uma espécie de joystick que permite a manipulação do sabre de luz. “Tudo muito real, uma sensação completa. No final, fiquei com vontade de fazer uma reverência a Darth Vader”, disse Andrés Granja, diretor de criação da Central, agência equatoriana. “Sou fã desde criança e poder viver uma história com o Vader é um sonho antigo”, completa.

Para Uli Ganzhorn, responsável por pesquisa e desenvolvimento em TI da produtora alemã Brando, a ILM vem trazendo uma nova era em efeitos especiais e, com isso, deu um salto importante a arte de envolver as pessoas em suas histórias. “Esse novo produto é muito inspirador”.Um fator importante para o sucesso do novo produto é a facilidade de uso e transporte. “Fizermos questão de desenvolver um produto tecnicamente inclusivo. Não vai exigir um computador super poderoso de gamer. Vai ser algo que você pode levar para a casa de um amigo”, diz Miller, que já adiantou que a mesma fórmula será utilizada para personagens da Marvel. “O cenário será a região de Void, mas não posso revelar ainda quais personagens estarão nesse produto”.

FONTE:  ÉPOCA