set 13

Empresa chinesa cria carregador de carro elétrico que adiciona 200 km à autonomia em cinco minutos

GAC Aicon promete futuro com recargas quase tão rápidas quanto um abastecimento de modelos a combustão atualmente

Um dos grandes problemas dos carros elétricos hoje, além do preço elevado das baterias, é o tempo de recarga alto. Para quem usa o veículo no dia a dia e o carrega em casa durante a noite, por exemplo, isso pode não ser tão importante.

Mas quem planeja viajar com um elétrico acaba desanimando ao pensar em passar horas e horas parado em um eletroposto no meio do caminho para conseguir carga suficiente para chegar ao destino.

Parece que a chinesa GAC Aion, divisão de veículos elétricos do Guangzhou Automobile Corporation (GAC) Group, quer eliminar esse contratempo. A empresa desenvolveu um supercarregador de 480 kW, o A480, capaz de adicionar 200 km à autonomia de um carro elétrico em apenas cinco minutos, ou mesmo carregar a bateria de 0 a 80% em oito minutos.

GAC Aion V pode rodar até um milhão de quilômetros, segundo a fabricante — Foto: Divulgação

GAC Aion V pode rodar até um milhão de quilômetros, segundo a fabricante — Foto: Divulgação

Como comparação, carregadores considerados superpotentes têm 350 kW, como o mais rápido do Brasil instalado na cidade de Caraguatatuba (litoral de SP), uma parceria entre as montadoras Audi, Porsche e Volkswagen com a EDP (empresa privada que atua no setor elétrico).

A Porsche tem ainda uma unidade em uma de suas concessionárias em São Paulo, mas apenas para clientes.

Usando seu SUV Aion V com tecnologia de recarga 6C para demonstração, a GAC revelou dados do carregamento da bateria do veículo, que passou de 30% para 80% da carga em 4 minutos e 50 segundos. Durante esse período, o modelo foi carregado com 35,1 kWh de potência e corrente máxima de 560A.

A tecnologia alcança a tensão de 880V, quase o dobro das baterias convencionais de 450V. O SUV que carrega quase tão rápido quanto os carros a combustão enchem o tanque de gasolina deve chegar ao mercado ainda neste mês.

De modo geral, o carregamento super-rápido pode ser prejudicial às baterias, mas a fabricante garante que o Aion V pode rodar até um milhão de quilômetros se operado de forma correta. E o supercarregador foi desenvolvido justamente para carros com a tecnologia 6C.

SUV elétrico teve a bateria carregada de 30% para 80% em 4m50s — Foto: Divulgação

SUV elétrico teve a bateria carregada de 30% para 80% em 4m50s — Foto: Divulgação

Segundo a GAC Aion, o A480 passou por 12 testes de qualidade, incluindo proteção contra sobretensão e sobrecorrente e a altas temperaturas para garantir a segurança. O carregador também ajusta a potência de recarga para baterias comuns.

A primeira estação de recarga super-rápida será em Guangzhou, na China, mas a empresa promete construir dois mil eletropostos com o A480 até 2025.

FONTE: https://autoesporte.globo.com/um-so-planeta/noticia/2021/09/empresa-chinesa-cria-carregador-de-carro-eletrico-que-adiciona-200-km-a-autonomia-em-cinco-minutos.ghtml?fbclid=IwAR2QhbNnaab5QJtcLMPkVLOrFRp8WcbXNV-hF4qeLmX1vgbX7CCVizZbVWk