EMPRESA ARGENTINA REUTILIZA PNEUS VELHOS PARA CRIAR TÊNIS E EMPREGA SOMENTE “MÃES SOLO”

Alejandro Malgor, um dos sócios e fundadores da marca argentina Xinca (Foto: Divulgação)

Fundada por três empreendedores, a Xinca produz, em média,1500 sapatos por mês utilizando apenas materiais reciclados.

Impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade. É isso que move os empreendedores argentinos Alejandro MalgorEzequiel Gatti Nazareno El Hom. Desde o início de 2013, o trio comanda a Xinca, empresa que produz sapatos a partir de materiais reciclados e que tem apenas “mães solo”, que criam seus filhos sozinhas, como funcionárias.

Todos os calçados da Xinca são produzidos a partir de pneus, material descartado em larga escala mundialmente. Na Argentina, estima-se que mais de 100 mil pneus sejam dispensados por ano, sendo que boa parte deles são queimados – prática bastante nociva ao planeta.

Idealizado pelos três empreendedores, a borracha do pneu vira matéria-prima para produção de tênis, mochilas e bonés. O tecido que decora estes produtos também vem de processos de reciclagem.

Ao todo, a empresa fabrica uma média de 1500 calçados por mês. O ticket médio do produto é de 800 pesos (cerca de R$ 154) e ele pode ser encontrado em lojas na Argentina, Uruguai e Chile.

Além do impacto ambiental, a Xinca se preocupa em deixar um legado social positivo. É por isso que grande parte da sua mão de obra são mulheres.

Atualmente, há 25 mulheres das regiões rurais do pais que trabalham para a empresa. “As mulheres que nós empregamos são mulheres que querem crescer, que querem promover melhor qualidade de vida para seus filhos, mas elas não sabem como fazer isso. Então, nós geramos oportunidades sociais e econômicas para que elas façam isso elas mesmas”, afirma Malgor.

FONTE: Pequenas Empresas Grandes Negócios