EMPRESA ALEMÃ CRIA PÁSSARO-ROBÔ QUE CONSEGUE DECOLAR E VOAR SOZINHO

Batizado de Smartbird, equipamento conta com câmeras e GPS e pode ser controlado do solo

O Smartbird é capaz de decolar e voar sozinho. (Foto: Divulgação)

Com foco em automatizar atividades industriais por meio do uso de robôs, a empresa alemã Festo já é conhecida mundialmente por seus inventos. Dentre eles, por exemplo, está um braço robótico que é capaz de realizar diversos trabalhos manuais. Agora, eles resolveram ousar construindo um pássaro biônico.

protótipo do equipamento foi apresentado na Conferência Mundial de Robótica, realizada na China em agosto.

Segundo os desenvolvedores, o robô pesa cerca de 400 gramas e é capaz de decolar e manter voo usando sua própria energia.

Batizado de Smartbird, o equipamento é semiautomático, contando com câmeras de vídeo e GPS que o permitem ser controlado por humanos.

Smartbird (Foto: Divulgação)

Um pássaro diferenciado
Em vez de bater as asas, como acontece com pássaros de verdade, o Smartbird as contorce.

Essa foi a forma encontrada pelos engenheiros da Festo para que o equipamento seja capaz de manter a estabilidade necessária ao mesmo tempo que mantém um voo de aparência natural.

Como fonte de energia, o robô conta com um motor elétrico. Seu método de funcionamento é simples, com sua rotação ativando pequenas hastes que controlam as asas.

Smartbird (Foto: Divulgação)

A direção e velocidade em que o Smartbird voa são determinadas pela posição das “asas” e da “cauda” do equipamento – de forma similar ao que acontece com aviões e helicópteros.

Agora, além do pássaro, a Festo quer produzir outros animais biônicos capazes de voar. Dentre os protótipos já prontos estão borboletas, águas-vivas e até mesmo pinguins.

FONTE: PEGN