Empreendedores criam sistema de irrigação no subsolo que gasta 50% menos água

A empresa familiar Root Quencher desenvolveu o equipamento para minimizar o desperdício gerado pela evaporação superficial da água.

O uso dos recursos naturais de forma consciente tem sido uma preocupação crescente entre empresas e consumidores. Setores que utilizam a água de forma frequente – como agricultura e jardinagem – têm buscado alternativas econômicas, de olho no impacto ambiental. Atenta a essa tendência, uma empresa familiar norte-americana desenvolveu um dispositivo de irrigação via subsolo, que gasta 50% menos água do que as formas convencionais de hidratação dos terrenos.

A californiana Root Quencher desenvolveu o equipamento para minimizar o desperdício gerado pela evaporação superficial da água. Outro benefício, segundo a marca, é que o dispositivo fornece água diretamente às raízes, região da planta em que ela é mais necessária.

O Root Quencher está disponível em dois tamanhos diferentes e pode ser usado com sistemas de aspersão já existentes na lavoura ou por meio de uma conexão simples com mangueiras.

Segundo divulgou o site Springwise, o dispositivo é feito de plástico reciclado e dura anos, podendo ser inserido no solo em várias profundidades, dependendo do tamanho das plantas. Pode-se adicionar fertilizante ao equipamento para aplicação junto com a irrigação. Também é possível direcionar a água.

Novos produtos que serão lançados pela Root Quencher em 2023 e 2024 incluem um aparelho para irrigação de encostas e um sistema de irrigação de gramado, projetado para substituir os pulverizadores acima do solo.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/um-so-planeta/noticia/2023/02/empreendedores-criam-sistema-de-irrigacao-no-subsolo-que-gasta-50percent-menos-agua.ghtml