EMPREENDEDOR BRASILEIRO ENCANTA FEIRA DE TECNOLOGIA COM SISTEMA DE PAGAMENTOS

Chkout.me está entre um dos 10 negócios brasileiros que tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços na Mobile World Conference, em Barcelona, na Espanha

O Chkout.me facilita a finalização de compras virtuais e já opera com mais de 150 lojas no Brasil (Foto: Pexels)

Uma empresa londrinense foi selecionada para participar da que é considerada a maior feira de tecnologia móvel do mundo, a Mobile World Conference, realizada em Barcelona, na Espanha. Os idealizadores do aplicativo Chkout.me foram escolhidos pela Softex – executora de políticas públicas do governo federal para o setor de Tecnologia da Informação (TI) – e, junto com outras nove empresas brasileiras, puderam expor a solução desenvolvida para compras online, através do celular, em qualquer loja virtual do mundo. A feira começou na segunda (25) e termina nesta quinta (28).

Chkout.me, que facilita a finalização de compras virtuais e já opera com mais de 150 lojas no Brasil, integra o projeto de Potencialização do Sebrae/PR e, no ano passado, também participou do Londrina ITX, um programa da entidade, desenvolvido em parceria com a Softex, para preparar micro e pequenos negócios da área para atuar no mercado internacional e ganhar competitividade global. No ano passado, a Chkout.me marcou presença como prospectora no Gartner Symposium/ITxpo 2018, uma das principais conferências de TI do mundo, realizada em Orlando, nos Estados Unidos.

A partir da participação no Gartner surgiu a possibilidade de levar a solução da Chkout.me para a World Mobile Conference, um evento mais focado em tecnologias móveis. O empresário Daniel Rigotti, da Chkout.me, diz que o negócio foi um dos 10 selecionados em todo o Brasil para participar como expositor no estande da Softex. “O evento foi incrível. Apresentamos o nosso aplicativo para o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes”, contou. Segundo ele, o objetivo da empresa é expandir os negócios e levar a tecnologia para fora do País. “Buscamos parceiros de plataformas de e-commerce para integrar o nosso aplicativo e também investidores que tenham interesse na nossa tecnologia”, apontou.

Na avaliação de Rigotti, a participação em dois grandes eventos internacionais não teria sido possível sem o apoio do Sebrae/PR, já que a empresa opera no mercado há apenas um ano. “Há pouco tempo, não imaginava expor num estande dentro do maior evento mobile do mundo. Se não fosse o apoio e incentivo do Sebrae/PR, por meio do projeto de Potencialização, e do programa de internacionalização, realizado em parceria com a Softex, não estaríamos aqui [em Barcelona] apresentando a nossa tecnologia”, reconheceu.

A importância do evento
O consultor do Sebrae/PR, Eduardo Ribeiro Bueno Netto, destacou a importância da conferência em Barcelona, que apresenta, anualmente, todas as novidades e lançamentos da tecnologia móvel no mundo. “É uma excelente vitrine para a empresa gerar negócios e apresentar o sistema de pagamento que desenvolveu para potenciais clientes de vários países”, afirmou. Bueno ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR tem o objetivo de auxiliar empresas como o Chkout.me a atingir todo o potencial que possui. “Esta é uma empresa com pouquíssimo tempo no mercado e que já está prospectando negócios globalmente”, destacou.

De acordo com o gerente da área Internacional e Inteligência de Mercado da Softex, Guilherme Amorim, para selecionar as empresas expositoras no evento, a entidade analisou o potencial de cada uma e a experiência que possuem em mercados internacionais e no relacionamento com stakeholders globais. “As menos maduras participaram apenas como prospectoras, para compreenderem a dinâmica do evento”, contou. Ao todo, 22 empresas brasileiras estiveram no estande da Softex durante a conferência em 2019, sendo apenas 10 destas expositoras, como o Chkout.me. O número representa um recorde em relação às outras cinco edições em que os brasileiros estiveram presentes no evento.

Para Amorim, a presença do Chkout.me foi interessante para o Brasil ter um representante de solução de integração de meios de pagamento. Ele ressaltou que a importância de participar da conferência é “incomensurável”. “Você tem algo que é tangível, como o volume de negócios gerados; também existe o networking promovido por meio de centenas de reuniões e contatos durante os quatro dias; o benchmarking, para entender o que os concorrentes mundiais estão fazendo; o relacionamento com as outras empresas de tecnologia do nosso pavilhão, que podem criar soluções conjuntas; além da possibilidade de triangular uma operação comercial para outros mercados a partir de parcerias. Por isso, o evento é extremamente estratégico, relevante e importante para as empresas”, pontuou.

FONTE: PEGN