Embratel e AgrusData anunciam parceria para agronegócio

Novas plataformas Agricultura Digital, Silos Conectados e Floresta Conectada levarão aumento de produtividade e redução de custos para o segmento

A Embratel e a AgrusData anunciam parceria para desenvolvimento de soluções conectadas para o agronegócio. O acordo une a experiência das companhias para lançar ao mercado soluções para transformar o agronegócio brasileiro, com o uso de Inteligência Artificial, sensores, armazenamento em Nuvem, Machine Learning, conectividade e painéis de controle.

“A Embratel acompanha e investe no agronegócio brasileiro. Apenas para o segmento de grãos, a estimativa de produção nacional é de 235 milhões de toneladas na safra 2018/19”, explica Eduardo Polidoro, Diretor de Negócios de IoT da Embratel. “Acreditamos que a parceria com a AgrusData levará resultados importantes aos negócios e ao segmento no Brasil”, afirma, lembrando que as plataformas desenvolvidas são capazes de entregar insights valiosos aos cultivadores, com informações essenciais para a tomada de decisão nos negócios.

Hospedar os dados em Data Center no Brasil atende uma demanda crescente do agronegócio nacional por manter as informações em solo brasileiro, principalmente por serem informações estratégicas e de segurança nacional

“A AgrusData investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos digitais para o agronegócio. O acordo com a Embratel irá ampliar o acesso às soluções criadas, democratizando a tecnologia no campo”, afirma Herlon Oliveira, CEO da AgrusData.

Entre as soluções de destaque está a plataforma Agricultura Digital Embratel powered by AgrusData. Hospedada em Data Center da Embratel, a oferta coleta dados relevantes como umidade do solo e do ar, temperatura e outras informações meteorológicas, com o uso de sensores instalados no campo. As informações são tratadas com o uso de Analytics, ajudando no controle das plantações e no diagnóstico de medidas corretas sobre irrigação e pulverização, por exemplo. Dessa forma, a tecnologia propicia o aumento da produtividade e a redução de custos em plantações extensas como de soja, milho e café.

“Hospedar os dados em Data Center no Brasil atende uma demanda crescente do agronegócio nacional por manter as informações em solo brasileiro, principalmente por serem informações estratégicas e de segurança nacional”, afirma Polidoro, da Embratel. Os empresários do segmento buscam ter acesso completo aos dados coletados de suas máquinas e plantações com rapidez e segurança, ação possível por meio dos centros da Embratel.

De acordo com Oliveira, da AgrusData, quanto maior a quantidade de dados coletada e analisada, melhor será o modelo de plantação desenvolvido. “Com o uso da agricultura digital, novas práticas são disseminadas no setor, ajudando a criar algoritmos específicos para as áreas de plantação, por meio do Machine Learning, que irão sugerir ao agrônomo as correções e melhorias específicas para cada cultivo”, analisa.

A Plataforma de Silos Conectados Embratel powered by AgrusData possibilita saber, em tempo real, qual o volume de grãos estocado em cada silo. A solução, também hospedada em Nuvem, é uma inovação no mercado de armazenamento de grãos, hoje dependente do controle manual, com profissionais subindo até o topo dos silos para efetuar a análise. A nova plataforma fornece mais segurança a esse ambiente, automatizando o controle e impedindo que colaboradores sejam colocados em risco ao subirem dezenas de metros para analisar o armazenamento.

O segmento de silvicultura, focada no cultivo de florestas por meio do manejo agrícola para produzir madeiras e outros derivados, também passa a ter disponível uma solução conectada. A Floresta Conectada Embratel powered by AgrusData possibilita a gestão automatizada de ativos e o acompanhamento em tempo real da floresta, por meio de algoritmos, gerando redução de custos operacionais com a análise de dados coletados nas máquinas e plantações, e armazenados em Nuvem. A solução possibilita, por exemplo, o controle de uso de combustível em máquinas de colheita harvester (equipamento usado para corte da árvore, derrubada, desgalhamento, descascamento, traçamento e formação de pilhas de toras) e forwarder (máquina usada para remoção e transporte das toras).

As novas plataformas reforçam os investimentos da Embratel no segmento de Internet das Coisas, que envolvem também novas redes NB-IoT, ideais para o uso no campo, pois possibilita a criação de dispositivos de baixo consumo de energia e latência.

A conectividade é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio digital. A Embratel investe para levar infraestrutura a regiões mais remotas, como os campos de cultivo e florestas, por meio de instalações de estação rádio base e soluções como Banda Larga via satélite.

“Com a parceria, ampliamos nossa atuação no segmento de agronegócio, com soluções conectadas para levar a transformação digital ao campo”, afirma Polidoro, da Embratel.

A Embratel destaca-se pelo fornecimento de soluções de TI e ofertas digitais para companhias de todos os tamanhos, segmentos e regiões do País. Atua em Telecomunicações e atua como integradora de soluções de TI, Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Satélite, transmissão de dados, vídeo, Internet, Telepresença, telefonia celular corporativa, telefonia fixa, longa distância nacional e internacional. A Embratel faz parte da Claro Brasil.

Serviço
www.embratel.com.br

A AgrusData é uma agtech brasileira especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial para o agronegócio. As soluções digitais da empresa antecipam cenários e oferecem predições para melhor tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria, que perseguem continuamente redução de custos e ganhos de eficiência.

Serviço
www.agrusdata.com

FONTE: INFOR CHANNEL