ago 30

Embrapa apresenta realidade aumentada com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Expojuruá

 

Durante a Expojuruá 2019, o público terá a chance de vivenciar e conhecer as diversas etapas do sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Por meio de realidade virtual, a tecnologia agropecuária será a atração no estande da Embrapa Acre. A feira acontece entre 29 de agosto e 1º de setembro, na avenida Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul (AC).

Com ajuda de óculos especial, os visitantes passarão por quinze estações que possibilitam a observação do processo de transformação de uma área degradada em produtiva e sustentável. “Esse tipo de instrumento é ótimo para as pessoas compreenderem a importância do iLPF. A experiência com a realidade aumentada vai mostrar desde a correção do solo para implantação de cultivos agrícolas, até a entrada do gado em uma pastagem reformada e o plantio de árvores”, comenta Priscila Viudes, analista de comunicação da Embrapa Acre.

O público também poderá conhecer os benefícios do sistema iLPF como o aprofundamento de raízes, descompactação do solo, ciclagem de nutrientes, conforto térmico e mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Todo o percurso é acompanhado por um áudio explicativo, em português ou inglês. A tecnologia virtual é uma adaptação do aplicativo “Maquete virtual de ILPF em realidade aumentada”, lançado em 2017 pela Rede ILPF, que tem a participação de instituições de pesquisa das diferentes regiões, incluindo a Embrapa.

A realidade aumentada da integração Lavoura-Pecuária-Floresta foi um dos destaques na edição da Expoacre em Rio Branco, com cerca de mil visitantes. A ação conta também com o apoio do Projeto Integrado da Amazônia, executado por meio do Fundo Amazônia, iniciativa gerenciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Embrapa.