ELES USAM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AJUDAR CLIENTES A ESCOLHER A BALADA PERFEITA

Flávia Porto e Pedro Basile criaram o Rolê012, um chatbot integrado ao WhatsApp que mostra as melhores opções de entretenimento do Vale do Paraíba, em SP

Pedro Basile e Flávia Porto, fundadores do Rolê012 (Foto: Divulgação)

Há um ano e meio, Flávia Porto saiu do seu emprego para abrir o próprio negócio. Junto com Pedro Basile, ela abriu, em São Paulo, a IAT Consulting, uma empresa que usa inteligência artificial para criar soluções customizadas para seus clientes. O primeiro produto foi um chatbot para a área contábil. Mas em 2018, em busca de um lugar com um custo de vida menor, a empreendedora se mudou para São José dos Campos, cidade onde foi criada.

Lá, sem conhecer os eventos, bares e restaurantes, ela sentiu necessidade de criar um produto que reunisse as opções de entretenimento da cidade. Ela criou, então, o Rolê012, um chatbot que reúne dicas de gastronomia, baladas, exposições, cinemas e bares. Agora, a empreendedora e seu sócio trouxeram a novidade para a capital paulista, com outro robô, o Rolê011.

Os sócios se conheceram quando trabalhavam na mesma empresa. Ao perceber que tinham vontade de empreender, pediram demissão e buscaram áreas de tecnologia em que pudessem investir. A inteligência artificial, por sua vez, foi o assunto que mais o interessou.

Mas depois de lançar o Beny.Bot, um chatbot voltado à área contábil, a empreendedora teve que voltar para São José dos Campos. Flávia dividia apartamento em São Paulo quando sua amiga decidiu sair do local. Querendo reorganizar suas finanças em um lugar que conhecia, ela decidiu voltar para o interior.

Lá, percebeu que não havia uma fonte de informações sobre onde se divertir em São José. “Existiam diversas contas no Instagram que reuniam conteúdo, mas era bem descentralizado”, diz.

Enxergando uma oportunidade de negoócio, Flávia entrou em contato com Basile e decidiu usar a expertise da IAT Consulting para criar outro chatbot: o Rolê012.

A primeira versão do bot foi lançada no final de 2018. Desde então, o Rolê 012 pode ser acessado pelo WhatsApp. “Pensamos nessa estratégia para que os usuários não precisassem baixar outro aplicativo para usar nossa solução”, diz Flávia. Em sua primeira noite, segundo ela, foram mais de 300 acessos.

A versão do chatbot para São Paulo acabou de ser lançada (Foto: Divulgação)

Até aquele momento, o bot tinha pouquíssimas opções e funcionava apenas para a cidade de São José dos Campos. Mas conforme o número de usuários foi aumentando, os sócios decidiram aumentar também o alcance. Hoje, o Rolê012 atende toda a região paulista do Vale do Paraíba.

Além disso, conforme o bot foi se tornando mais conhecido, o público pedia informações que iam além de bares e restaurantes. Por isso, hoje eventos de ação social, parques e programações infantis também são catalogados pelo bot. “O Rolê se tornou praticamente um guia da cidade”, afirma Flávia.

Até esse momento, o Rolê012 já tem mais de 3 mil usuários em sua base e já participou de mais de 24 mil conversas. Seguindo o sucesso, em agosto foi lançado também um novo bot no mesmo estilo, mas para a capital de São Paulo, o Rolê011.

O Rolê012 ganha dinheiro por meio de uma mensalidade de R$ 19,90, cobrada de alguns estabelecimentos parceiros. Até hoje, cerca de 100 empresas já se cadastraram no Rolê012.

Apesar do sucesso, Flávia afirma que ainda existem desafios em lançar uma ferramenta  “moderna” no interior. “Muitas pessoas perguntam para o robô quem é a pessoa escrevendo, mas na verdade é ele mesmo”, diz Flávia.

O objetivo dos empreendedores daqui para frente é expandir o Rolê para todo o país. “Estamos pensando em lançar o serviço no Rio de Janeiro e na Bahia, porque já encontramos parceiros nesses estados”, afirma a empreendedora.

FONTE: PEGN