ELA QUER ACABAR COM OS TIROTEIOS EM MASSA NOS ESTADOS UNIDOS USANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A empreendedora Lisa Falzone criou a Athena Security, uma startup usa inteligência artificial para evitar tragédias

Lisa Falzone, fundadora da Athenas Security (Foto: Divulgação)

Somente em 2018, os Estados Unidos registraram 246 tiroteios em massa pelo país. Um alvo comum desse tipo de atentado são as escolas. Isso faz com que pais e jovens sofram diariamente com o medo de um caso trágico como esse acontecer bater à sua porta.

O alto número de casos do tipo tem movido o mercado de segurança. Especialistas buscam soluções para que esses atentados não sejam tão devastadores quanto podem ser. Uma dessas empresas é a Athena Security, que utiliza câmeras com inteligência artificial para prever tiroteios em massa.

Fundado pela empreendedora Lisa Falzone, a Athenas conta com equipamentos de alta tecnologia que trabalham de forma simples: as câmeras utilizam inteligência artificial para reconhecer qualquer tipo de comportamento violento ou criminoso.

Câmera  (Foto: Pexels)
A solução consegue perceber quando alguém está prestes a puxar uma arma, por exemplo. Assim que analisa essa informação, conecta automaticamente às autoridades locais. A proposta é que isso aconteça em poucos segundos – e qualquer consequência seja remediada antes de tomar proporções maiores.

A ideia é que a tecnologia possa ser implementa não só em escolas, mas também e empresas e instituições públicas. A solução pioneira já está funcionando em uma escola dos Estados Unidos. Na Archbishop Wood High School, Pensilvânia, foi implementada este mês.

Por enquanto, o serviço funciona apenas com armas de fogo, mas logo vai conseguir identificar diferentes tipos de movimentos perigosos. “Estamos aperfeiçoando cada vez mais nossa solução. Até o ano que vem teremos importantes novidades”, diz Lisa à Fortune.

FONTE: PEGN