ELA CRIOU UM ROBÔ PARA CUIDAR DA SAÚDE DE EQUIPES E FUNCIONÁRIOS

Carolina Dassie transformou a Hisnëk, um clube de assinatura de lanches saudáveis, em um sistema que cuida do bem-estar de equipes

Carol Dassie, fundadora da Hisnëk (Foto: Divulgação)

Em 2014, a empreendedora Carolina Dassie fundou a Hisnëk com um propósito: oferecer lanches saudáveis às pessoas em seus trabalhos. O negócio funciona como um clube de assinaturas e pode ser contratado individualmente ou por empresas, como um benefício aos funcionários.

Do contato com as companhias, surgiu uma nova ideia. A empresa acaba de lançar a Ivi, um robô interativo que ajuda a cuidar da saúde das equipes. Além da alimentação, o serviço inclui os pilares da saúde mental e das atividades físicas.

 Como funcionaA Ivi (Inteligência Virtual Interativa) é um videobot que usa inteligência artificial para conversar com os colaboradores. Ao perguntar com uma pessoa está se sentindo, ela é capaz de direcionar a conversa a determinados rumos.

Se ela identifica que o usuário está sedentário ou comendo mal, por exemplo, pode sugerir uma rotina de exercícios e dicas de alimentação. No caso da saúde mental, a interação pode incluir exercícios de meditação ou de administração de estresse. A plataforma também coloca os usuários em contato com profissionais dessas áreas para tirar dúvidas ou receber orientações.

A plataforma integrará o clube de assinaturas de snacks já oferecido às empresas. Ela pode ser integrada a sistemas já existentes, como uma intranet, ou oferecida separadamente. A ideia também é integrar os serviços aos que já são oferecidos pelo RH das empresas, como benefícios do convênio médico ou serviços próprios de atendimento.

Interface da Ivi, plataforma criada pela Hisnëk (Foto: Divulgação)

Impacto
A proposta é que as interações também gerem insights para as empresas. Com os dados gerados, é possível mostrar como está a qualidade de vida geral em um escritório ou uma fábrica, por exemplo.

A fundadora garante que os relatórios incluem apenas conclusões gerais sobre as equipes, sem dados pessoais. A identificação só acontece caso alguém mostre comportamentos de risco, como o de suicídio. “Mesmo assim, conversamos com o médico da empresa e não com o chefe”, afirma Carolina.

A Ivi também inclui uma proposta de sustentabilidade. Conforme interage na plataforma, o usuário desenvolve sua própria árvore virtual. Ao final do mês, a Hisnëk contabiliza quantas delas cresceram e planta o número exato de árvores de verdade. “Ao navegar, o usuário cuida de si mesmo e do meio ambiente”.

FONTE: PEGN