Edward Snowden criou um aplicativo que transforma seu smartphone em um sistema de segurança

Programa faz com que o celular funcione como uma câmera de segurança

EDWARD SNOWDEN (FOTO: BARTON GELLMAN/GETTY IMAGES)

Edward Snowden é conhecido por revelar programas de espionagem da Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA). Mas seu próximo projeto tem como objetivo fazer com que os cidadãos se sintam mais seguros. Um aplicativo criado por ele, chamado Haven, transforma smartphones com sistema operacional Android em um sistema antiespionagem.

“Imagine que você tem um cão de guarda que pudesse levar a qualquer quarto de hotel e deixa-lo lá quando estiver fora”, disse Snowden à Wired. “E que ele é realmente inteligente, que testemunha tudo o que acontece e faz um registro”.

A ideia é simples: você instala o aplicativo em um celular barato e o coloca em algum lugar que você quer monitorar. Vamos supor que você está em um hotel em Hong Kong, com medo de que alguém esteja espionando suas ações. O que você faz? Instala Haven em um celular.

É possível programar o aparelho para começar a gravar ou tirar fotos se alguém entrar no quarto. Essas gravações podem ser enviadas com segurança para seu celular pessoal. Os usuários inclusive podem usar programas para criptografar essas informações. Assim, é possível ter controle total sobre essa comunicação.

Ou seja, o aplicativo transforma o smartphone em um sistema de segurança pessoal. “Criamos o Haven como uma ferramenta para jornalistas investigativos, defensores dos direitos humanos e outras pessoas que se sintam em risco”, diz Snowden em um vídeo de introdução ao aplicativo.

O aplicativo já está disponível para testes, mas os criadores alertam que ele pode apresentar falhas. No vídeo a seguir, Edward Snowden explica como o aplicativo funciona.

FONTE: ÉPOCA