Edtech Jade Autism vence competição de startups do Web Summit Rio

Empresa do fundador Ronaldo Cohin bateu quase 1 mil concorrentes.

Ronaldo Cohin, da Jade Autism — Foto: Web Summit Rio/Flickr

A edtech capixaba Jade Autism foi a vencedora da competição PITCH, no Web Summit Rio. O anúncio aconteceu na tarde desta quinta-feira (4/5), último dia de evento, no Riocentro. A empresa fundada pelo empreendedor Ronaldo Cohin bateu quase mil outras concorrentes.

A Jade Autism busca promover educação inclusiva por meio de um software que ajuda crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autismo). A solução da edtech oferece a escolas e professores abordagens individualizadas para cada estudante. Hoje, a proposta alcança 160 mil pessoas de vários países.

Antes de empreender, Cohin era músico e retornou à faculdade para estudar ciência da computação. Naquele momento, sua filha foi diagnosticada com autismo. Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre a condição e as ferramentas disponíveis para lidar com a questão. A dissertação ganhou um prêmio acadêmico e rendeu ao empreendedor um investimento-anjo. Em 2018, ele fundou a Jade Autism.

Em novembro passado, Cohin participou do PITCH do Web Summit realizado em Lisboa, mas não chegou à final. “Fiquei frustrado, mas quis aprender e voltar”, conta. Segundo ele, a visibilidade trazida pela competição é o fator mais relevante. “Há competições com prêmios maiores, mas que não têm este peso. Muita gente está prestando atenção ao PITCH. Fiquei acordado até 1h esta noite respondendo mensagens no LinkedIn, e meu time de marketing disse que o Instagram está enlouquecendo.”

O PITCH teve 974 startups inscritas. Delas, 42 puderam se apresentar para jurados no palco do evento. A HRtech paulista Jobecam e a norte-americana Wisecut, de IA e machine learning, ficaram com o segundo lugar.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/especiais/web-summit/noticia/2023/05/edtech-jade-autism-vence-competicao-de-startups-do-web-summit-rio.ghtml