Edge TPU: a nova aposta do Google para popularizar a Internet das Coisas

KIT PARA DESENVOLVEDORES DO EDGE TPU (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Google anunciou hoje (25/07), em São Francisco, o lançamento do Edge TPU, chip customizado para rodar aplicações em TensorFlow, plataforma de inteligência artificial da empresa. Do tamanho de uma moeda de um centavo de dólar, a unidade de processamento tem como objetivo facilitar a criação de dispositivos baseados em tecnologias de machine learning, como sistemas de reconhecimento de imagem e voz. “A solução tem bastante apelo para projetos de smart cities. O chip pode ser implantado em câmeras de trânsito para monitorar o tráfego de maneira inteligente, por exemplo”, afirma Injong Rhee, VP de IoT do Google.

A estratégia de lançamento do chip — e o posicionamento do Google no segmento — é reforçada pelo Cloud IoT Edge, sistema de gerenciamento de dispositivos na nuvem. A combinação entre software e hardware tem como objetivo reduzir custos operacionais e aumentar a velocidade de processamento de dados.

As aplicações incluem telemetria, automação de linhas de produção e soluções para a indústria automobilística.  Para incentivar a adesão entre parceiros e clientes, um kit para desenvolvedores deverá ser lançado até o final de outubro.

FONTE: ÉPOCA NEGÓCIOS