jul 06

Earth Moc é um sapato flexível totalmente impresso em 3D de fácil reciclagem

O Earth Moc é um sapato flexível para caminhada, criado pelo designer Daniel Shirley, que descobrir como um único material poderia atender a todos os aspectos da experiência de um sapato, desde sua flexibilidade ao conforto, ao mesmo tempo em que dava aos seus pés o suporte necessário após uma caminhada difícil.

O design de Daniel ainda vem com degraus na parte inferior que permitem que você faça algumas caminhadas leves, dando a quantidade certa de tração necessária em superfícies moderadamente irregulares e caminhos de terra. O destaque do Earth Moc é o seu design. Todo o sapato é feito de um único material, o TPU, e apresenta elementos entrelaçados que proporcionam o alongamento e a flexibilidade de uma sandália convencional.

Enquanto a maioria dos sapatos de material único são feitos por moldagem por injeção de um elastômero, o conceito de Daniel segue um caminho diferente. Os elementos entrelaçados são praticamente impossíveis de moldar em um molde de injeção tradicional, razão pela qual o designer recorreu à impressão 3D.

Os protótipos do sapato foram feitos pela Sintratec, com sede na Suíça, uma empresa de impressão e soluções 3D. Inspirado no entrelaçamento de raízes e trepadeiras, o sapato de Shirley foi impresso em 3D no sistema Sintratec S2 com TPE flexível. Como é feito de um único material termoplástico, o Earth Moc pode ser reciclado facilmente, diferente dos sapatos atuais feitos com vários materiais diferentes.

No vídeo acima, Daniel descreve sua abordagem para visualizar e modelar o sapato. A estrutura complexa de tiras tecidas do Earth Moc era bastante difícil de visualizar diretamente em um esboço ou em um software 3D, então ele cobriu uma palmilha de plástico com fita adesiva e desenhando diretamente em cima dela (você pode ver uma comparação abaixo).

Uma vez que o esboço de Daniel estava pronto, ele o levou para o software de modelagem 3D baseado em VR Gravity Sketch para fazer um modelo CAD real do sapato. Depois de compartilhar renderizações em suas redes sociais, Daniel juntou-se a empresa Sintratec para construir um protótipo funcional de TPE. O Earth MOC, embora seja uma prova de conceito funcional, não está disponível para venda no momento, embora as coisas possam mudar no futuro.

FONTE: https://www.stylourbano.com.br/earth-moc-e-um-sapato-flexivel-totalmente-impresso-em-3d-de-facil-reciclagem/