jan 14

É o futuro! Samsung apresenta os Neon, humanos criados por inteligência artificial

Segundo o Star Labs, eles podem falar, sentir como pessoas reais e “terão suas próprias memórias”

Na semana passada, falamos pela primeira vez sobre os audaciosos “humanos artificiais” da Samsung, e a empresa sul-coreana anunciou oficialmente sua novidade Neon durante o segundo dia da CES 2020. Os indivíduos criados através de inteligência artificial foram feitos pelo Star Labs (comprado pela Samsung) e, segundo a empresa, podem falar e sentir como qualquer pessoa real.

Os humanos Neon não são robôs ou assistentes por voz como a Siri ou Alexa. Eles são, na verdade, simulações que aparecem em telas e aprendem sobre as pessoas para dar respostas inteligentes e realistas. Segundo o Star Labs, a inspiração veio das “complexidades rítmicas da natureza” e os Neons prometem ser treinados para saber como os humanos aparentam, se comportam e interagem. A Samsung afirma que eles poderão responder perguntas em milissegundos.

“Com o tempo, Neons funcionarão como âncoras de TV, porta-vozes ou atores de filmes; ou eles podem simplesmente ser companheiros e amigos.” – Samsung.

Os humanos virtuais podem aparecer com diversas aparências e ter atitudes diferentes baseadas no que se deseja. Também terão “suas próprias memórias e emoções” – provavelmente sistemas que simulam as emoções humanas e que armazenam dados.

Eles estarão disponíveis como serviços que empresas e pessoas poderão licenciar ou assinar. Porém, a Samsung deixa claro que “não planeja substituir os humanos”.

“Não queremos substituir empregos humanos, mas melhorar as interações com o atendimento ao cliente, para que os clientes sintam como se tivessem um amigo junto dos Neons.” – Samsung.

Na prática, as primeiras demostrações dos Neon durante a CES não foram aquela beleza de fluidez, mas mostram bastante a ambição do projeto. Além disso, podemos ter noção no visual realista dos avatares.
De acordo com o CEO da Neon, Pranav Mistry, os Neons não chegam perto so sistema Bixby ou qualquer outro produto da Samsung. Cada um é criado a partir da imagem de uma pessoa real que é inserida em um modelo de aprendizado de máquina. Cada expressão, ação e frase é calculada em tempo real, com base no modelo de IA criado. No entanto, Mistry diz que o Neon poderia, sim, criar aparências do zero.
FONTE: MC