Drones que não precisam pousar são testados na China

Inovação tecnológica pode ser útil para algumas situações específicas; entenda.

De acordo com relatório publicado no The South China Morning Post, jornal de língua inglesa de Hong Kong, pesquisadores chineses criaram um laser de alta energia com um objetivo interessante: viabilizar que drones não precisem pousar. A intenção é que a máquina consiga fazer todas as atividades enquanto voa por tempo indeterminado. O professor Li Xuelong, assim como os colegas de equipe da Northestern Polytechnical University (NPU), criaram os instrumentos que poderão transformar a ambição explicada em realidade.

A INTENÇÃO É QUE A MÁQUINA CONSIGA FAZER TODAS AS ATIVIDADES ENQUANTO VOA POR TEMPO INDETERMINADO.

Para que o drone permaneça no ar, os envolvidos precisaram criar um rastreio para a pequena aeronave não tripulada, para que pudesse ser facilmente localizada enquanto em atividade. Com este objetivo em mente, criaram um algoritmo para rastrear e confirmar o posicionamento da máquina. Foram efetuados três testes bem-sucedidos: interno, externo noturno. A ferramenta pode ser útil em situações distintas no clima e na luz emitida.

Quando os pesquisadores criaram uma maneira de converter a energia luminosa, criada para o procedimento de rastreio, e a converteu em eletricidade. Logo, o laser de alta energia poderia ser direcionado para o drone, servindo como um meio de carregar a bateria remotamente. Um teste recente chamado “drones orientados por óptica” (ODD / Optics-Driven Drones) utilizou o conceito explicado: a luz foi direcionada para recarregar o dispositivo enquanto estava voando.

Utilidades dos drones que não precisam pousar

Os cientistas envolvidos neste projeto comentaram: “os destaques da pesquisa são o sistema de rastreamento de visão inteligente 24 horas e o reabastecimento autônomo de energia de longo alcance para ODD.”

OS DESTAQUES DA PESQUISA SÃO O SISTEMA DE RASTREAMENTO DE VISÃO INTELIGENTE 24 HORAS E O REABASTECIMENTO AUTÔNOMO DE ENERGIA DE LONGO ALCANCE PARA ODD.

Entre as utilidades deste equipamento, explicaram:

“Em algumas missões demoradas, como a busca por turistas presos em inundações repentinas, o voo contínuo de drones economizará muito tempo precioso de resgate (…) Espera-se que o ODD participe profundamente da governança social, como controle de tráfego, patrulhas de segurança, resgates em desastres e logística sem contato”.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/31340/drones-que-nao-precisam-pousar-sao-testados-na-china