jul 30

Drones levam sinal de internet 5G para vítimas de enchentes na China

A província de Henan, que fica entre as cidades de Pequim e Xangai, na China, tem enfrentado fortes chuvas nos últimos dias. Por conta dos alagamentos, os moradores também vêm sofrendo com quedas no sinal de internet. Visando resolver esse problema, operadoras de telefonia móvel têm enviado drones para a região para disponibilizar internet 5G para as vítimas das enchentes.

As aeronaves escolhidas são do modelo Wing Loong II, desenvolvidos pela empresa estatal chinesa Chengdu Aircraft. Os drones têm sobrevoado a região desde o início desta semana, eles são equipados com antenas e equipamentos para transmissão de sinal de internet 5G e têm autonomia de até 32 horas de operação sem reabastecimento.

Diferente do que conhecemos

Os aviões pouco se parecem com os drones que nós conhecemos, eles pesam cerca de quatro toneladas e têm a capacidade de carregar até 480 quilos de equipamentos, um volume de carga mais do que suficiente para levar transmissores de sinal de internet 5G. Para facilitar o acesso das vítimas das enchentes à rede, os drones voam em baixas altitudes.

Em algumas regiões devastadas por desastres naturais, pessoas contam com geradores manuais de energia elétrica, que têm potência o suficiente para carregar um smartphone. Com os celulares minimamente carregados e os drones fornecendo sinal de internet 5G, as vítimas das enchentes conseguem se conectar à internet para pedir ajuda.

Projeto militar

Originalmente, o drone foi projetado para fins militares, como facilitar a comunicação de tropas ou levar suprimentos, como alimentos e medicamentos, para soldados em ambiente de combate.

A aeronave, inclusive, já foi exportada para países do Oriente Médio, como os Emirados Árabes Unidos, da África, como Egito, Nigéria e Marrocos e a europeia Sérvia.

Em condições normais de temperatura e pressão, o drone consegue transmitir sinal de internet em raio de até cinco quilômetros. Atualmente, a solução tem sido usada para permitir a localização de pessoas desaparecidas e o envio de itens básicos de sobrevivência a áreas isoladas pelas tempestades do verão no hemisfério norte.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/07/30/pro/drones-levam-sinal-de-internet-5g-para-vitimas-de-enchentes-na-china/