set 26

Drones com impressão 3D imitam vespas para construir prédio; assista

Pesquisadores da Queen Mary University of London se inspiraram nas vespas para criar uma impressora 3D diferente. A máquina fica acoplada em drones e foi projetada para construir estruturas altas com o máximo de precisão possível.

O projeto, publicado na revista Nature, prevê até a impressão em 3D na construção de edifícios no futuro, uma vez que os drones poderiam trabalhar juntos – quase como um enxame.

A forma de trabalho de abelhas e cupins é justamente o que inspirou o trabalho. “Se você quer construir algo muito grande, normalmente o que acontece na natureza é que animais trabalham juntos ao mesmo tempo”, disse o pesquisador Mirko Kovac ao site New Scientist.

Nos testes realizados até agora, apenas em laboratório, os drones conseguiram coordenar rotas de voo e construir uma única cúpula. Sistemas de inteligência artificial guiam suas decisões, como altura do voo e como depositar os materiais de construção. Mas eles ainda precisam de supervisão humana.

A ideia é que, no futuro, esses drones consigam atuar sozinhos e construir casas e abrigos em áreas de difícil acesso ou perigosas, como consertar a área de concreto da usina nuclear de Chernobyl, por exemplo.

Além disso, as construções criadas por essas máquinas tendem a ser mais ecológicas que os métodos padrão. O motivo está no material usado na impressão em 3D.

O próximo passo da pesquisa é tirar os drones dos laboratórios e levá-los para construir estruturas ao ar livre. Por isso, os cientistas trabalham para desenvolver uma forma melhor de recarga, tanto das baterias quanto do material usado para “concretar” as partes.

Por enquanto, cada um dos drones com impressão em 3D trabalha por até 10 minutos antes de precisar recarregar materiais e pedir por uma nova carga de bateria.

FONTE: https://gizmodo.uol.com.br/drones-com-impressao-3d-imitam-vespas-para-construir-predio-assista/