Drone produzido por estudantes do AP para monitoramento ambiental será exposto nos EUA

Projeto utilizou materiais recicláveis e foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual Elias Trajano, em Porto Grande. Genius Olympiad ocorrerá em junho, em Nova Iorque.

Um drone produzido a partir de materiais recicláveis no Amapá vai ser apresentado em uma feira científica que ocorrerá em junho, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O projeto foi desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Elias Trajano, no município de Porto Grande.

O “Projeto Drauam” foi criado para realizar o monitoramento ambiental. Segundo um dos autores da ideia, o estudante Alyson de Souza, de 17 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio, o objetivo é ser uma alternativa para o mercado.

“O projeto foi desenvolvido para ajudar no monitoramento da biodiversidade e ajudar instituições ambientais. Ele poderá monitorar áreas que corram algum tipo de risco ambiental. O baixo custo do drone também é um diferencial no mercado, com materiais bem acessíveis”, descreveu o estudante.

O aluno informou que o drone foi construído em menos de dois meses e apenas com materiais recicláveis como cano de PVC, materiais de plástico e lixos eletrônicos.

“Tentamos resolver um dos maiores problemas atuais envolvendo os drones, que são as baterias. Para solucionar isso soldamos uma placa solar e um carregador, colocando acima do corpo do drone, se tornando uma fonte alternativa para energia”, informou o estudante.

O projeto foi inicialmente apresentado em 2022 no Encontro de Projetos de Iniciação Científica (Epicet), realizado pela Escola Elias Trajano. O evento credenciou os estudantes para a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap).

Após a feira estadual, o projeto chegou a Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí, em Belém (PA), que credenciou a ideia para a feira nos EUA.

O trabalho também foi realizado pelo estudante José Paulo, com coordenação dos professores Glauber Ribeiro e Misael Lino.

Genius Olympiad

A olimpíada vai ocorrer de 12 a 16 de junho nos EUA e vai reunir projetos do ensino médio sobre questões ambientais, além de gerar oportunidades para inspirar estudantes a serem agentes de promoção da sustentabilidade ambiental.

FONTE: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/04/16/drone-produzido-por-estudantes-do-ap-para-monitoramento-ambiental-sera-exposto-nos-eua.ghtml