Drone com câmera termal ajudar achar caiaqueiro perdido em poucos minutos

Homem foi resgatado com ferimentos leves e levado para o hospital

Bombeiros de Deerfield, em Massachusetts, nos Estados Unidos, utilizaram um drone com câmera térmica para fazer o resgate de um homem na última terça-feira (30). Darren Melnik, de 30 anos, estava navegando de caiaque com um amigo quando se perdeu.

O companheiro de navegação de Melnik conseguiu ligar para o 911 logo depois do desencontro. No contato com as autoridades, ele revelou que os canoístas ficaram sem comunicação quando um deles não conseguiu sair do curso da água, levado rio abaixo.

O Corpo de Bombeiros de Deerfield pediram o auxílio para uma unidade de drones da corporação para tentar localizar o canoísta perdido. Alguns minutos depois do equipamento levantar voo, as autoridades conseguiram encontrar o caiaque vazio às margens do rio.

“Dentro de dois minutos após o lançamento do nosso drone com uma câmera térmica conseguimos localizar o que parecia ser um caiaque vazio”, afirmou o Corpo de Bombeiros em uma publicação realizada no Facebook.

Os bombeiros foram até um local próximo de onde o caiaque havia sido encontrado e utilizaram um equipamento para entrar em contato com o canoísta perdido: “Eles conseguiram fazer contato de voz em poucos minutos com o canoísta e descobriram que ele estava ferido”.

Os bombeiros concluíram o resgate do canoísta ainda na noite da terça-feira, onde o encontraram com ferimentos leves. Ele foi levado para um hospital local, mas o estado de saúde dele não foi atualizado até o momento da publicação deste artigo.

Uso de drones em resgates

O final feliz da história de Darren Melnik só foi possível graças à velocidade em que os bombeiros encontraram o homem com o auxílio do drone. Por isso, a possibilidade de usar o dispositivo para conseguir salvar vidas vem se tornando cada vez mais comum.

Recentemente, a empresa canadense Robotics Centre revelou que está desenvolvendo uma tecnologia chamada Echo SAR (Save and Rescue). Ele será equipado com um sistema ARTEMIS de detecção de finais de smartphones que será implementado em drones e poderá ser utilizado em resgates e salvamentos.

O drone é capaz de detectar o sinal de celulares, mesmo em locais onde não há cobertura telefônica, para encontrar vítimas presas em destroços ou soterradas. O Echo SAR é capaz de encontrar, mapear e interagir com os celulares das vítimas. Mesmo em locais sem sinal, será capaz de mapear os celulares com precisão e enviar mensagens SMS para múltiplos indivíduos simultaneamente.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/28096/drone-com-camera-termal-ajudar-achar-caiaqueiro-perdido-em-poucos-minutos