out 10

Dos voos espaciais aos robôs de companhia, toda a tecnologia vai dar a Roma

Os projectos em exibição na Maker Faire chegam de 61 países, entre os quais está Portugal

A capital italiana recebe a partir de sexta-feira a edição europeia da feira de tecnologia e inovação criada pela revista norte-americana Maker.

São mais de mil metros quadrados de espaço para mostrar invenções num total de sete pavilhões temáticos. Desde simulações de voos espaciais a livros educativos com realidade aumentada, passando por um universo robótico tão diversificado que vai desde peixes-robô até sofisticadas linhas humanóides, o centro da tecnologia e inovação tem por estes dias morada em Roma, na edição europeia da Maker Faire. O evento internacional onde “a revolução toma forma e o futuro é revelado” acontece entre 12 a 14 de Outubro e é impulsionado pela revista norte-americana Make, que promove projectos relacionados com tecnologia e ciência.

O evento reúne centenas de invenções criadas ora à escala empresarial, ora em pequenos laboratórios improvisados na garagem de casa. Esta é a sexta vez que a capital italiana se prepara para receber o evento, que há três anos também esteve em Lisboa.

Os projectos em exibição na Maker Faire chegam de 61 países, entre os quais está Portugal. Os participantes poderão testar muitas das inovações em exposição e são desafiados a adoptar a filosofia de “criadores” (em inglês: makers).

FONTE:  PUBLICO