mar 22

DJI M30 é um drone que voa em tempestade e tem zoom óptico de 16 vezes

A DJI anunciou mais um de seus drones voltados para o mercado corporativo: o DJI M30. O pequeno quadricóptero não custa barato, mas pode ser a melhor opção para quem precisa colocar o veículo no ar, mesmo quando uma tempestade está assolando a região que precisa ser monitorada.

Drones estão na categoria de produtos que costumam não gostar de água, mas em alguns momentos o ambiente precisa ser monitorado e foi pensando neste tipo de uso que a DJI, conhecida por vários de seus quadricópteros, criou o M30. Ele é dobrável, leve (para os padrões de um drone para uso empresarial) e pode ser operado em locais com temperaturas entre 20 graus negativos, até o calor de 50 graus celsius.

DJI M30 suporta tempestade de água ou neve

A proteção contra água é garantida com a certificação IP55, que não promete a sobrevivência do DJI M30 dentro da água, mas a fabricante garante sua operação mesmo em uma tempestade de água, gelo ou neve. O corpo utiliza braços dobráveis parecidos com os drones da linha Mavic e o peso de todo o conjunto é de aproximadamente 3,7 quilos.

O M30 pode ser comprado com uma pequena base em formato de caixa, responsável pelo transporte do drone, a recarga da bateria e ela abre sozinha, para permitir o voo da aeronave.

A bateria promete autonomia de 41 minutos no ar, em velocidade máxima de 82 quilômetros por hora. Em câmeras, existem dois modelos distintos: o M30 e o M30T. O primeiro tira proveito de um sensor com 48 megapixels e lente capaz de aproximar até 16 vezes o objeto, ou aplicar zoom digital de 200 vezes. As fotos podem ter até 12 megapixels, vídeos são gravados em 4K com 30 quadros por segundo.

Um medidor por laser consegue calcular a distância de objetos em até 1,2 quilômetro de distância e o único recurso presente apenas no M30T, é um componente para dar à câmera uma visão por calor. Seis sensores permitem o desvio automático de obstáculos e um sistema de emergência permite o pouso do drone, mesmo quando um motor não está funcionando.

DJI M30 na caixa (Imagem: divulgação/DJI)
DJI M30 na caixa (Imagem: divulgação/DJI)

Quando e quanto?

O M30 poderá ser encontrado na DJI a partir do último trimestre deste ano, com valor bem salgado para o usuário comum, mas condizente com seu uso para empresas. O preço começa em US$ 10 mil, indo para US$ 14 mil para o M30T e sua câmera capaz de detectar calor. O controle que acompanha o pacote também tem proteção para a mesma chuva pesada e mostra o conteúdo em uma tela de sete polegadas

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/03/21/reviews/dji-m30-e-um-drone-que-voa-em-tempestade-e-tem-zoom-optico-de-16-vezes/