A DISRUPÇÃO INEVITAVELMENTE OCORRERÁ, DIZ RAM CHARAN NO ENCERRAMENTO DO 39°CPCF

Um dos mais respeitados pensadores do mundo dos negócios na atualidade, o indiano Ram Charam foi o palestrante na Plenária 7, dedicada ao  tema “Estratégia para Vencer em Tempos de Transição” e que encerrou o 39° Congresso. “A disrupção inevitavelmente ocorrerá”, enfatizou o professor da Harvard Business School. O pensador propôs uma reflexão sincera para a plateia lotada nesta quarta, 12 de setembro, no terceiro e último dia do evento, sobre a preparação para o momento de disrupção em nosso setor.

Para se preparar para a disrupção é necessário buscar os sinais de alertas, informações de novas tendências e lembrar que o mercado atual não tem fronteiras. Alertou ainda para a importância do uso dos algoritmos, que são utilizados pelas startups bem sucedidas. “É muito importante utilizar os algoritmos no setor de seguros e previdência”, recomendou Charan.

No setor de seguros a disrupção já está chegando, com a avaliação do risco embutido sendo feita digitalmente. “Toda teoria econômica está sendo colocada de cabeça para baixo pelos algoritmos”, observou. E convidou os dirigentes presentes ao 39º Congresso a agirem antes de serem abatidos, a se tornarem protagonistas usando desde já os algoritmos. Segundo o especialista, “usar a matemática não é mais difícil nem caro”.

Propôs que uma pequena parte das reuniões nas entidades seja dedicada ao relato e discussão das mudanças que estão acontecendo. Dessa maneira se criará um hábito de olhar o novo,  interessando e mobilizando as pessoas ao redor da inovação. Charan também sugeriu que as entidades construam e ampliem os seus laços com o exterior, como forma de manter a mente aberta e captando as novidades onde elas ocorrem mais cedo.

FONTE: CPCF