Dispositivo Honda facilita a vida de pessoas com doença de Parkinson

Desde 2014 que a Honda tem estado a desenvolver um assistente de mobilidade para pessoas com problemas de locomoção, e o ano passado o aparelho foi aprovado para uso médico nos Estados Unidos. Por causa disso, começou a atrair a atenção da indústria de equipamento médico e agora está a ser investigada a possibilidade de ser usada para ajudar as pessoas afetadas pela doença de Parkinson a moverem-se normalmente.

 Para isso, a divisão americana da marca japonesa vai trabalhar em conjunto com a Universidade Estatal do Ohio, nos Estados Unidos, para estudar a possibilidade deste aparelho ser facilmente adaptado às necessidades das pessoas acometidas por Parkinson. Para ajudar a tornar esta possibilidade em realidade, a Honda e a Universidade do Ohio contam com o apoio financeiro da Fundação Michael J. Fox, ator que luta há vários anos com Parkinson, mas que se manteve no ativo durante vários anos apesar dos seus problemas físicos.

O estudo vai ser feito com voluntários durante um período de oito semanas, em que várias pessoas vão utilizar o aparelho de locomoção da Honda. A equipa de investigadores da Universidade do Ohio não tem grandes dúvidas sobre as reais capacidades do aparelho criado pela marca japonesa, que tirou partido de toda a investigação feita com o robô humanoide Asimo, pelo que a principal questão é confirmar que o assistente de mobilidade consegue ajudar pessoas com Parkinson a manterem o equilíbrio. O estudo também vai procurar determinar se o uso deste aparelho vai causar outros problemas a médio e longo prazo.

FONTE: MOTOR 24