DeviantArt rouba arte de usuários para criar ferramenta de IA, mas volta atrás

Ferramenta DreamUp foi anunciada na semana passada pelo DeviantArt, mas artistas da plataforma questionaram uso de obras para treinar IA.

anúncio de uma ferramenta de criação de arte com uso de inteligência artificial por parte do DeviantArt não agradou aos usuários da popular plataforma de artistas online.

A ferramenta, chamada DreamUp, foi anunciada na sexta-feira (11). Na ocasião, o DeviantArt disse que usuários teriam a opção de escolher se suas artes poderiam ou não ser usadas para treinamento da inteligência artificial. Mas, para muitos dos membros da comunidade, a discussão não foi feita da maneira correta.

As queixas estão concentradas principalmente no uso do sistema Stable Diffusion para a criação das artes. A inteligência artificial costuma vasculhar a internet para buscar ilustrações e, assim, gerar uma imagem com base em texto digitado pelo usuário. Para minimizar os impactos negativos na comunidade, o DeviantArt afirmou que usuários poderiam definir suas obras com uma marcação especial “noai”, que faria com que essas ilustrações fossem ignoradas pela inteligência artificial em suas buscas pela web.

O problema, como muitos usuários apontaram, é que essa marcação deveria ser feita manualmente, já que, por padrão, todas as obras estariam autorizadas a serem usadas por inteligência artificial. Os membros da plataforma dizem que deveria ser diferente: por padrão, a IA não poderia usar nenhuma obra, e os artistas interessados em ver suas obras ajudando no treinamento do sistema deveriam optar por isso, e não o contrário.

DreamUp, a ferramenta de arte criada por IA do DeviantArt.

DreamUp, a ferramenta de arte criada por IA do DeviantArt. Imagem: Reprodução

Outro problema levantado entre usuários está no fato de que eles precisariam preencher um formulário que passaria por análise humana para impedir que suas obras fossem usadas pelo DreamUp. A partir daí, muitos ameaçaram apagar as ilustrações e contas na plataforma.

O DeviantArt agiu rápido para minimizar as queixas, e na sexta-feira mesmo anunciou mudanças com base nas reclamações dos usuários. As obras passaram a ser marcadas como “noai” por padrão, impedindo assim o uso delas para treinamento de inteligência artificial.

No entanto, não parece ter sido o suficiente: a mudança só afeta o uso de arte por ferramentas de terceiro; usuários que não querem ver suas criações sendo usadas pela ferramenta DreamUp ainda precisam preencher um formulário.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/11/14/reviews/apos-queixa-de-usuarios-deviantart-altera-sistema-de-arte-criada-por-inteligencia-artificial/