jul 15

Designer cria bicicleta elétrica que pode ser feita em impressora 3D

Divulgação
Gravity e-bike com quatro feito em impressora 3D permite maior rigidez estrutural por ser uma peça única

A forma mais acessível de mobilidade elétrica hoje em dia fica por conta das bicicletas e patinetes elétricos, mas as “magrelas” geralmente têm um peso maior que as tradicionais, por conta do sistema elétrico.

O designer Phan Dũng Tín criou a Gravity, uma bicicleta elétrica com desenho moderno e com possibilidade de intercâmbio entre a mobilidade elétrica ou convencional, por conta de suas baterias e motor que podem ser retirados facilmente.

Diferentes das e-bikes tradicionais, que usam o motor elétrico para aliviar o peso do pedal ou mover a bicicleta, mas no caso da Gravity o motor e as baterias podem ser deixados de lado e o modelo se torna uma bicicleta tradicional .

Outra idéia interessante trazida pela Gravity é a fabricação em impressora 3D , o que permite que seu quadro seja produzido em peça única de liga ou compósitos, ou até mesmo de plástico.

Isso resulta em um peso muito leve, alta rigidez e custo relativamente baixo, além de um desenho diferente do convencional utilizado pela maioria das bicicletas elétricas ou tradicionais do mercado.

O modelo é ainda um conceito, e a idéia pode servir para outros produtores de bicicletas elétricas desenvolverem tecnologias próximas e até mesmo com a utilização de materiais cada vez mais sustentáveis.

O conceito apresenta baterias de lítio e, segundo o designer que idealiza a bicicleta, todos os acessórios como bancos e pedaleiras, são encontrados no mercado comum, o que pode facilitar a produção da bicicleta e também permite uma maior personalização por parte do cliente.

FONTE: https://carros.ig.com.br/veiculos-eletricos/2022-07-14/designer-cria-bicicleta-eletrica-que-pode-ser-feita-em-impressora-3d.html