Depois de robô e caminhões, Amazon investe em carros autônomos

Empresa de Seattle fez aporte em empresa que desenvolve plataforma de direção autônoma. Aurora Innovation já tem parceria com Hyundai e Volkswagen

Aurora Innovation, que desenvolve uma plataforma de direção autônoma, anunciou que recebeu um investimento da Amazon. Em uma publicação no blog da empresa, a startup classifica o aporte como “significativo”, embora não especifique valores.

O investimento da Amazon chamou atenção do mercado, já que a companhia de Seattle não esconde seu entusiasmo por veículos autônomos. A empresa de Jeff Bezos vem trabalhando em soluções que permitam entregas mais rápidas e que diminuem a emissão de gás carbônico.

Além de ser pioneira na condução de entregas por drones, a Amazon recebeu autorização para transportar cargas com caminhões autônomos. A empresa usa veículos desenvolvidos pela Embark para movimentar produtos em uma rodovia interestadual nos Estados Unidos.

Além dos caminhões autônomos, a Amazon começou a usar um robô que entrega pequenos pacotes. “Scout” já anda pelas calçadas de um bairro de Washington DC.

O investimento da Amazon faz parte de uma rodada de financiamentos que gerou a Aurora mais de US$ 530 milhões. A startup se diz empolgada com a participação financeira da Amazon: “a experiência, os recursos e as perspectivas exclusivas da Amazon serão valiosos para nós à medida que nos direcionarmos para nossa missão”, afirma a empresa em seu blog.

Quem é a Aurora Innovation?

A startup baseada em Palo Alto, na Califórnia, foi fundada por três “pesos-pesados” da tecnologia. O CEO é Chris Urmson, ex-CTO do projeto de carros autônomos do Google; o diretor de produto é Sterling Anderson, que liderou o projeto de desenvolvimento e lançamento do Tesla Model X – veículos elétricos da montadora -; o chefe de tecnologia é Drew Bagnell, fundador do Centro de Tecnologia Avançada do Uber.

A Aurora não foca na fabricação de carros autônomos e sim no desenvolvimento de software, hardwares e dados necessários para a automação de veículos. A empresa já tem parcerias com Hyundai e Volkswagen, montadoras que já estão testando a plataforma de direção autônoma.

Para desenvolver a plataforma, a empresa de Palo Alto montou um “dream team”. A Aurora conta com 250 funcionário, a maioria ex-colaboradores do Google, Tesla e Uber.