fev 15

DeLorean deve ressuscitar ainda este ano como carro elétrico; veja teaser

A recriada DeLorean Motor Company (DMC) está dando sinais mais fortes de que vai trazer de volta o icônico veículo de De Volta Para o Futuro. Possivelmente chamado de DeLorean EVolved (nome claramente remetendo ao segmento de veículos elétricos – EVs), o esportivo elétrico deve estrear ainda neste ano de 2022.

Tanto a Italdesign – responsável pelo visual do DeLorean DMC-12 original – quanto a texana DMC estão reforçando essa estreia (que vai em linha com o que vimos no começo do ano passado). Enquanto a marca adquirida pelo engenheiro britânico Stephen Wynne em 1995 fez um post em seu perfil no Twitter com o curto vídeo de 15 segundos, as mesmas cenas foram postadas pela empresa de designer italiana no YouTube. Só um teaser, nada muito concreto ainda:

Um DeLorean elétrico e com foco no luxo

A única coisa que o teaser dá certeza é que a característica mais icônica, as asas de gaivota, será mantida.

O fundador da Italdesign, Giorgetto Giugiaro, tinha uma propensão para criar carros em forma de cunha nos anos 1970 e 1980. Giugiaro também aplicou esse visual ao Lotus Esprit, Maserati Bora, Merak e, em menor grau, ao Volkswagen Scirocco de primeira geração. Agora, fora o desenho vital das portas que abrem para cima, não está claro se o novo DeLorean será tão fiel ao design original.

As linhas parecem mais convencionalmente curvas, sem os ângulos oitentistas ressuscitados pelo Cybertruck. Não dá pra ver também se terá um acabamento de aço escovado sem pintura.

Em seu tweet, a DMC indicou uma possível mudança. Além do nome Evolved registrado em hashtag, uma outra palavra-chave colocada post foi “Luxury”. Logo, podemos esperar que o novo DeLorean tenha um perfil diferente do o modelo original de 1981-1982, que era mais puramente esportivo.

Nenhuma palavra sobre um fornecedor de trem de força foi dada até o momento. Porém, a Italdesign fechou recentemente um acordo de parceria com a empresa britânica Williams Advanced Engineering, em que juntas trabalharão em uma plataforma EV de código aberto para fabricantes de carros de baixo volume.

Uma das coisas que condenou o DeLorean original foi o motor considerado fraco. Isso veio em meio ao caos para atingir a produção, que incluiu o fundador John DeLorean ser preso com US$ 24 milhões em cocaína que ele tentava vender para salvar a empresa.

Esforços anteriores para reviver o carro “De Volta Para o Futuro” incluem um em 2007, quando os atuais proprietários da empresa começaram a construir manualmente um pequeno número de novos exemplares. Avançando rapidamente para 2017, houve outro esforço para montar a máquina usando peças originais. Havia componentes suficientes para criar pelo menos 300 carros DeLorean.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/14/carros-e-tecnologia/delorean-deve-ressuscitar-ainda-este-ano-como-carro-eletrico-veja-teaser/