De captação de energia no ar à fertilização in vitro: conheça startups que vão além do óbvio

As campeãs da Startup Competition foram eleitas por um júri de especialistas e investidores em meio a uma lista de 2.050 iniciativas de mais de 80 países.

O futuro está a algumas startups de distância. No Brasil, destacam-se B4Waste, CROMAI, IBBX e Ostera, que atuam em diferentes áreas — saúde, agronegócio, energia, etc. — mas todas com um fator comum: a inovação como princípio.

Além das brasileiras, a chilena PHaGElab também integrou o pódio da Startup Competition, organizada pelo South Summit Brazil 2024. As campeãs foram eleitas por um júri de especialistas e investidores em meio a uma lista de 2.050 iniciativas de mais de 80 países.

Durante o evento, 900 investidores e 140 fundos de investimento, que juntos somam aproximadamente US$ 213 bilhões em valor sob gestão, puderam assistir aos pitches — curta apresentação com o objetivo de vender a ideia de um negócio — das 50 startups escolhidas para participar do encontro.

Divididas em 5 categorias (Indústria 5.0, Saúde, Empreendedorismo, Finanças e Sustentabilidade), apenas as vencedoras de suas respectivas áreas poderiam seguir para a final definitiva da disputa, momento em que concorreram pelos títulos de “Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time”.

Conheça as 5 vencedoras da Startup Competition

Destaque: CROMAI
“A Cromai é uma empresa de tecnologia que por meio da inteligência artificial identifica padrões em imagens para oferecer diagnósticos que permitam melhor embasamento na tomada de decisões agronômicas e industriais. Nossos princípios constroem não somente uma empresa, mas uma comunidade comprometida com um futuro mais sustentável.”

Mais escalável: Ostera
“Considerando a baixa taxa de sucesso da fertilização in vitro, a Ostera desenvolveu o OsteraTest, método que usa inteligência artificial para prever as chances de um oócito produzir um embrião saudável, mesmo antes da fertilização, de forma não invasiva.”

Mais sustentável: B4Waste
“A B4Waste funciona como um marketplace para conectar produtos próximos do prazo de validade com consumidores que pretendem consumi-los dentro do prazo.”

Mais inovadora: IBBX
“A IBBX recicla energia perdida para dar longevidade às baterias a partir de uma tecnologia patenteada que capta ondas eletromagnéticas do ar para fornecer energia elétrica capaz de carregar dispositivos.”

Melhor time: PHaGElab
“A PHaGElab é uma startup chilena de biotecnologia focada em enfrentar a crise de resistência aos antibióticos. A empresa atua com um protocolo de amostragem simplificado alimentado por IA que identifica e elimina patógenos bacterianos específicos.”

FONTE: https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/03/de-captacao-de-energia-no-ar-a-fertilizacao-in-vitro-conheca-startups-que-vao-alem-do-obvio/