Curso online gratuito capacitará mulheres sobre tecnologias como blockchain e IoT

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo abriu inscrições para o curso online e gratuito “Women Going Digital”. A iniciativa, co-financiada pelo Governo Alemão, tem o objetivo de capacitar mulher sobre tecnologias como blockchain, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e big data.

curso, que terá início no dia 18 de maio, oferece 90 vagas para mulheres do Brasil e 10 vagas para mulheres de Moçambique que receberão uma formação de 40 horas para o curso principal e 80 horas por curso complementar. As participantes precisam ter ensino médio completo e inglês básico.

O foco do projeto é aumentar o número de mulheres atuando em temas relacionados à digitalização, bem como melhorar as chances de empregabilidade e recolocação profissional, já que, segundo a ONU apenas 17% dos 580.000 profissionais brasileiros de TI são mulheres.

O diretor de inovação e tecnologia na Câmara Brasil-Alemanha, Bruno Vath Zarpellon, ressaltou que há uma discrepância muito grande em relação à quantidade de mulheres atuando na área de transformação digital e acrescentou:

“Criamos este curso educativo para promover mulheres no campo da tecnologia da informação, a partir de uma introdução ao mundo digital”, disse.

Programação do Curso

Os conteúdos serão ministrados através de podcasts, videoaulas, infográficos, fóruns e questionários. Os temas versarão sobre digitalização, empreendedorismo e startups, tecnologias disruptivas e modelos de negócio inovadores, Internet das Coisas, blockchain, Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, segurança de dados, entre outros.

O curso poderá ser realizado em um período ideal de três meses considerando uma carga-horária de duas horas semanais. No entanto, as atividades estarão disponíveis por um semestre.

Empresas de tecnologias parcerias ao projeto como SAP, GFT e Siemens, disponibilizarão materiais para o curso.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de abril. Para participar do processo basta acessar o site: www.womengoingdigital.com.br e se inscrever. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de maio.

FONTE: BIT