Cuiabá inicia testes com sistema de reconhecimento facial para entrada na Arena Pantanal

O Cuiabá Esporte Clube implantará um sistema de reconhecimento facial para acesso na Arena Pantanal, a partir da próxima temporada, em 2024. Os testes iniciaram na última quarta-feira (25), durante o jogo contra o Corinthians, que registrou o maior público do Dourado em 2023. Foram mais de 36 mil torcedores presentes no estádio.

O teste do sistema foi realizado com o público de alunos de escolas públicas e seus acompanhantes, que ganharam ingressos de cortesia para a partida. Ao todo, foram mais de 2,5 mil estudantes cadastrados no aplicativo da Facepass, empresa desenvolvedora do sistema, em menos de 24 horas.

As câmeras para checagem foram instaladas nas cinco catracas de acesso no setor sul, destinado aos estudantes. Além disso, quatro operadores com dispositivos móveis atuaram no reconhecimento facial para evitar que as filas se prolongassem. O tempo de espera nos momentos de pico foi de cerca de sete minutos, e o sistema reconheceu uma média de dez pessoas por minuto.

A partir da próxima temporada, todos que acessarem a Arena em dias de jogo do Cuiabá vão precisar realizar o cadastro no sistema. Os torcedores com direito à gratuidade serão os primeiros a serem registrados, seguidos pelas meias-entradas para posteriormente os sócios do clube e demais adeptos.

A iniciativa visa dar mais segurança para quem frequenta a Arena Pantanal e também cumprir uma das exigências da Lei Geral do Esporte, que determina que estádios com capacidade superior a 25 mil pessoas utilizem sistema de reconhecimento facial.

“A instalação desse sistema é mais um passo na modernização e estruturação do clube. Estamos evoluindo cada vez mais e buscando nos enquadrar em todas as exigências legais, tanto governamentais quanto das entidades que regem o nosso futebol. Ficamos muito satisfeitos com os testes realizados e confiantes de que essa tecnologia vai atender ao Dourado e ao nosso torcedor da melhor maneira possível”, destacou Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá.

“Com o sistema de reconhecimento facial vamos proporcionar mais segurança para os torcedores, para o clube e também para os órgãos públicos. Teremos mais agilidade no acesso à Arena e mais conforto para todos que frequentam a nossa casa”, completou.

O Cuiabá irá divulgar o cronograma de cadastro no sistema, bem como o passo a passo e orientação para os torcedores se registrarem e utilizarem o aplicativo. Os colaboradores do clube, atletas, membros da comissão técnica, imprensa e prestadores de serviço que atuam na Arena em dias de jogo do Dourado já estão utilizando o sistema de reconhecimento facial desde o início de outubro.

FONTE:

https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=525648&noticia=cuiaba-inicia-testes-com-sistema-de-reconhecimento-facial-para-entrada-na-arena-pantanal&edicao=1