Cubo Itaú e BID firmam parceria para acelerar internacionalização de startups

Projeto “BID ao Cubo” quer facilitar o intercâmbio de startups na América Latina.

O Cubo Itaú, centro de empreendimento tecnológico da América Latina, anunciou uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto chamado de “BID ao Cubo” promete promover intercâmbios de startups brasileiras em países latino americanos, além disso deve trazer startups da região para imersão no ecossistema brasileiro.

Outro objetivo do projeto é promover mais conexões entre os negócios tecnológicos do Brasil com o setor público, que, segundo a empresa, se beneficia pouco das inovações que estão acontecendo no país.

O BID Lab terá um espaço dentro do Cubo Itaú, que fica na zona sul da capital paulista, além de um acesso à plataforma digital do Cubo para experimentar e viver na prática as interações entre as mais de 250 startups do portfólio Cubo.

Renata Favale Zanuto, Head de Startups e Ecossistema do Cubo acredita que é preciso estimular a cultura de desenvolvimento de startups. “As startups nacionais nascem com o grande benefício de ter um rico mercado interno. Diferente de regiões como Israel e Estônia, por exemplo, que, pela natureza de suas extensões territoriais, desenvolvem suas startups para o mundo”, diz.

Já Hugo Flórez-Timorán, representante do BID no Brasil, destaca que os países da América Latina apresentam contextos e desafios de desenvolvimento muito semelhantes e que aproveitar essas características pode facilitar a negociação entre eles, além de preencher lacunas existentes em ambos ecossistemas.

“O ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro corresponde a 30% dos ecossistemas da região e pode se retroalimentar dos demais e vice-versa. Além disso, o ecossistema nacional brasileiro reflete a grande concentração econômica do país nas regiões Sudeste e Sul, apesar das excelentes iniciativas de comunidades de startups presentes no Norte e Nordeste”, explica.

FONTE: DCI