Csanmek transforma cursos de medicina em ambientes simulados com tecnologias 3D

Cerca de 70 instituições de ensino já contam com simuladores anatômicos, salas de aula virtuais, cadáveres sintéticos realísticos, plataformas de telemedicina e bancadas de cirurgia virtual

São Paulo, julho de 2019 – As faculdades de medicina no Brasil (humana e veterinária) entraram de vez na era da digitalização. As instituições no País têm transformado as metodologias de ensino e as salas de aulas em ambientes virtuais com tecnologias 3D, laboratórios e hospitais simulados, plataformas de treinamento cirúrgico e sistemas de telemedicina com conexão em todo o território nacional.

A empresa brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional, é pioneira no uso de metodologias ativas e tecnologias 3D e já atende cerca de 70 faculdades de medicina no Brasil, como a FTC Salvador, a Faculdade das Américas (FAM), a Universidade de São Caetano do Sul (USCS), a Uninove, a São Leopoldo Mandic (RJ), uma das principais faculdades de medicina do Brasil, a Universidade Guanambi, na Bahia, e a Faculdade Claretiano, entre outras.

Os projetos desenvolvidos pela companhia envolvem consultoria educacional para a estruturação de cursos superiores na área da saúde, sobretudo para formação médica e veterinária, com a implantação de simuladores anatômicos, salas de aula virtuais, cadáveres sintéticos realísticos, plataforma de telemedicina e hospitais simulados.

O ambiente de ensino é todo equipado com recursos digitais, audiovisuais e modelos tridimensionais, incluindo uma plataforma que converte exames clínicos em clones digitais, lousas touch screen, impressoras 3D para órgãos e músculos e bancadas de cirurgia e dissecação virtuais.

A estrutura de ensino desenvolvida pela Csanmek reproduz de forma realística um ambiente hospitalar, com centros de cirurgia, salas de exames clínicos, laboratórios e outras funcionalidades.

“A otimização das salas de aula e laboratórios existentes para ambientes integrados à aplicação de metodologias ativas é feita dentro dos padrões de qualidade e biossegurança adequados para todos os locais”, explica o fundador da Csanmek, Claudio Santana.

“Desenvolvemos salas de TBL, tutoriais e laboratórios com tecnologias de transmissão de dados (imagens e áudios) para interação entre docentes e discentes, independente dos locais aonde estão, seja na instituição ou seja em hospitais de apoio, além da implantação de sistemas de monitoramento da aplicação dos conteúdos programáticos da grade curricular”, complementa.

A Csanmek Tecnologia é uma empresa brasileira que surgiu com a missão de ser referência em novas tecnologias de simulação, para auxiliar as técnicas educacionais no uso das metodologias ativas. Desenvolve ferramentas e projetos educacionais para suporte aos docentes e discentes, visando melhor qualificação para futuros profissionais das diversas áreas da saúde. Com dois anos no mercado, a empresa atua no desenvolvimento de soluções para atender as necessidades das instituições de ensino, trazendo sempre o que há de melhor no mercado mundial.

Para mais informações, contatar:
Thiago Nassa (Mtb. 30.914)
TOTUM Comunicação
(11) 99544-4954

FONTE: JORNAL DIA A DIA