nov 19

Criador do uTorrent recebe prêmio sueco de inovação tecnológica

Ludvig Strigeus é responsável pela criação do uTorrent e também das primeiras versões do Spotify; suas criações influenciaram o consumo de conteúdo de milhões de pessoas ao redor do mundo

O Sueco Ludvig Strigeus, um dos mais célebres nomes da internet, recebeu o Prêmio Polhem por suas contribuições consideradas inovadoras no mundo da tecnologia. O programador é criador do uTorrent e um dos fundadores do Spotify.

Sua história no universo digital começou com o apelido de Ludde, ainda na época da criação do uTorrent. O cliente de transferência de arquivos em modelo peer to peer (P2P) revolucionou a utilização de torrents, por ser a plataforma mais estável e segura à época.

Posteriormente, Strigeus produziu a estrutura de códigos de front e back-end do que se tornaria o Spotify, ainda em uma versão primária. Ele passou a ser uma das peças mais estratégicas dentro da produção da plataforma, que se tornou um dos mais populares streamings de música do mundo.

Os softwares desenvolvidos por Strigeus vem influenciando o consumo de conteúdo multimídia na internet ao longo dos anos. Foto: StockSnap/Pixabay

O Prêmio Polhem é considerado a maior honraria dos profissionais da engenharia na Suécia. E dado o contexto de rica produção de softwares no país, é uma gratificação concorrida entre personalidades importantes.

heiros suecos.

Strigeus agradeceu a premiação, ressaltando a importância que este possui. “É uma honra fantástica receber o Prêmio Polhem. Sempre fui levado a mergulhar em detalhes técnicos, aprender coisas novas e encontrar soluções inteligentes para problemas difíceis, em vez de construir algo principalmente para conseguir muitos usuários”. Ele completou reafirmando sua satisfação pelo reconhecimento: “É muito bom saber que os programas que desenvolvi se espalharam enormemente por todo o mundo.”

As produções de Strigeus marcam dois períodos diferentes da história da internet, principalmente no consumo de conteúdos pirateados online. O uTorrent ganhou grande fama pelo compartilhamento de filmes, músicas, seriados e softwares de maneira ilegal, por mais que a plataforma, em si, não fosse culpada. Já o Spotify, assim como outros serviços de streaming de outras mídias, recuperaram o consumo de conteúdo pago, o que deu fôlego a diversas indústrias.

FONTE: https://olhardigital.com.br/pro/noticia/criador-do-utorrent-recebe-premio-sueco-de-inovacao-tecnologica/110427