maio 07

Crescimento de vendas online faz empresas repensarem processos e logística de entrega

Chamada de last mile, etapa final da entrega ao consumidor fica ainda mais importante

O processo de entrega de uma mercadoria nunca foi tão relevante como agora, em meio à pandemia da Covid-19 e o crescimento gigantesco das vendas online. Por esse motivo, essa etapa precisou ser revista e repensada. A mudança no comportamento de compra do consumidor gera novas demandas, como formas de evitar a aglomeração, novos métodos de higienização das mercadorias e espaços estratégicos para a estocagem.

Para o especialista em varejo e professor da Universidade Positivo, Leandro Krug, a entrega é tão fundamental quanto o produto em si, ainda mais no período de isolamento. “Grande parte das compras é impulsiva e faz com que o sentimento de urgência fica mais aflorado. Ou seja, a pessoa que efetuou a compra quer que o  produto chegue o quanto antes. Por esse motivo, a versatilidade e a agilidade na entrega ganharam tanta importância quanto a qualidade do produto”, exemplifica.

Foto:Priscilla Fiedler

Um dos diferenciais que colocam algumas empresas em vantagem é a utilização de espaços estratégicos de estoque em grandes centros. Para a gerente de operações da Self Storage Espaço A+, Rousy Rojas, esse movimento já era percebido antes mesmo da pandemia. “Nós já tínhamos clientes que alugavam nossos boxes como uma saída para armazenar estoque de mercadorias. Agora, com a pandemia, essa procura aumentou”, explica.

Ela lembra ainda que os empresários que trabalham com e-commerce buscam self storages que facilitem o acesso logístico, que tenham horário de funcionamento amplo e contratos que possam ser adaptados facilmente, de acordo com a demanda. “Além disso, a localização também é muito relevante, percebemos isso nas duas unidades que temos, uma em um bairro central de Curitiba e outra ao lado do Aeroporto Afonso Pena. O cliente procura a mais estratégica para o seu negócio, principalmente do ponto de vista da agilidade da entrega do produto, e foi isso que nos motivou a abrir uma nova unidade no centro da cidade”, destaca.

Na onda de mudanças e aprimoramentos, Krug lembra que o período será um divisor de águas para as empresas do setor. “O importante é que as empresas que estavam com preguiça de desenvolver uma estratégia integrada estão aprendendo em meio à crise. E a logística é parte fundamental do conhecimento a ser desenvolvido por todos”, finaliza.

FONTE: paranashop.com.br