mar 04

Coreia do Sul lidera ranking de cidades com rede 5G, EUA está em terceiro

Relatório publicado pela VIAVI Solutions mostra que os sul-coreanos continuam liderando com folga o número de instalações 5G no mundo, são 85 cidades onde é possível utilizar a nova rede de dados, deixando para trás China e Estados Unidos, respectivamente com 57 e 50 cidades.

 Os dados são referentes ao mês de janeiro de 2020 e incluem países em todos os continentes – não foi dessa fez Antártida. Em números absolutos, o bloco formado pelos países da Europa, Oriente Médio e África (EMEA, na sigla em inglês) lidera, com 168 cidades, seguido da Ásia (156 cidades) e Américas (54).
Ao todo a empresa conta 378 cidades em 34 países com a rede de última geração. Na Europa, o ranking é liderado pelo Reino Unido, com 31 cidades, enquanto a Arábia Saudita vem à frente no Oriente Médio, com 24 cidades. Na Oceania, a Austrália lidera com 10 cidades.

Por aqui na América do Sul, até o momento dois países oferecem uma rede 5G para assinantes: Suriname e Uruguai.

No Brasil, o esperado leilão das frequências do 5G pela Anatel deve ficar para o segundo semestre de 2020, o que pode empurrar a chegada das novas redes de alta velocidade apenas para o ano que vem, na melhor das hipóteses.

FONTE: CANAL TECH