jun 22

Coreia do Sul lança com sucesso seu 1º foguete 100% nacional

A Coreia do Sul realizou o primeiro lançamento bem-sucedido do seu foguete Nuri, o primeiro veículo totalmente produzido em território nacional, a partir do Centro Espacial de Naro, nesta terça-feira (21). Esta foi a segunda tentativa de voo, após a primeira falhar em outubro do ano passado.

O foguete Nuri, de três estágios, estava transportando o que as autoridades sul-coreanas chamam “satélite de verificação de desempenho”, ou seja, uma unidade cujo único objetivo é avaliar o envio da carga útil no espaço.

Na primeira tentativa, em outubro passado, o foguete Nuri levou uma carga fictícia até a altitude programada de 700 km, mas a unidade não entrou em órbita, porque o motor do terceiro estágio foi acionado antes do tempo. Se o sucesso do voo de hoje for confirmado, a Coreia do Sul será o 10º país a lançar um satélite por conta própria.

O foguete Nuri tem 46 metros de comprimento dedicado a entregar cargas a uma órbita de 598 km a 799 km de altitude (Imagem: Reprodução/KARI)

Desde o início da década de 1990, a Coreia do Sul enviou uma série de satélites ao espaço, mas todos foram lançados a partir de território internacional ou por um foguete estrangeiro. Em 2013 o país realizou o primeiro lançamento de um satélite em território nacional, mas o primeiro estágio do foguete foi fabricado pela Rússia.

Além deste recente voo, a Coreia do Sul ainda planeja mais quatro lançamentos com o Nuri nos próximos anos, como parte de seus esforços de desenvolver seu próprio programa de lançamento de satélites — e também para levar à Lua o primeiro lander robótico do país até 2030.

As autoridades sul-coreanas alegaram que o Nuri não será dedicado à propósitos militares, mas que em breve o país começaria a lançar satélites de segurança nacional — atualmente a Coreia do Sul depende de satélites “espiões” dos EUA.

FONTE: https://canaltech.com.br/espaco/coreia-do-sul-lanca-com-sucesso-seu-1o-foguete-100-nacional-219255/